Conferência Intermunicipal de Educação contará com a participação da UFCG

Evento objetiva discutir temas para a CONAE 2010, em Brasília

A comissão organizadora da Conferência Estadual de Educação, que é uma preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010), está convocando a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para participar da Conferência Intermunicipal (Pólo João Pessoa), que será realizada dia 28 deste mês, a partir das 9h, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), na capital paraibana.

O evento terá como meta a discussão e a definição de contribuições ao tema nacional Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação, que será abordado na CONAE, em abril de 2010, na cidade de Brasília, e contará com a presença do diretor de Programas da Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Educação, Arlindo Queiroz.

Na oportunidade, aproximadamente 200 representantes de 20 municípios estarão presentes. A coordenadora de Programas e Estágios da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Betânia Maria Oliveira de Amorim, será a representante da UFCG na comissão intermunicipal.

“O amplo debate, democrático, nos municípios e nas regiões é fundamental, pois é por meio dele que realizaremos o objetivo de construir o Sistema Nacional Articulado de Educação, com suas diretrizes e estratégias de ação”, enfatiza a professora.

Entre os temas a serem discutidos nessa primeira etapa: Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Papel do Estado na Garantia do Direito à educação: Organização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade e Avaliação da Educação Nacional e  Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação.

CONAE

A CONAE se resume num espaço democrático que pretende, entre outros objetivos, elaborar diretrizes para a construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação, capaz de promover e efetivar a cooperação entre os âmbitos federal, estadual e municipal, em favor da melhoria da qualidade da educação brasileira, desde a pré-escola até a pós-graduação. Participarão do encontro: estudantes, pais, profissionais da Educação, gestores, agentes públicos e a sociedade civil organizada.

Veja o documento-referência

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 21/05/2009