MEC apresenta programa de reestruturação dos hospitais universitários

Rehuf foi apresentado ao Conselho Pleno da Andifes nesta terça

O diretor e o coordenador geral de Hospitais Universitários do Ministério da Educação (MEC) José Rubens Rebelatto e Celso Ribeiro Araújo apresentaram ao Conselho Pleno da Andifes, na manhã desta terça-feira (19), o relatório do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Primeiramente, Rebelatto explicou o contexto da elaboração do programa e lembrou o acordo feito entre MEC e Andifes de que a pauta da reestruturação dos hospitais universitários envolveria um trabalho em conjunto. Em seguida, Celso Araújo apresentou o programa de reestruturação e os critérios utilizados na elaboração do diagnóstico.

O primeiro passo foi a validação das informações sobre os 46 hospitais universitários, segundo Rebalatto, “um processo longo e complicado”, que contou com a ajuda da Comissão de Hospitais Universitários da Andifes, presidida pelo reitor Natalino Salgado (UFMA). A partir daí, o Rehuf foi estruturado. Reblatto enfatizou: ”O sistema tem que ser visto como crucial e estratégico para o país”.

Rehuf

O Rehuf traz uma caracterização dos hospitais universitários (HUs), que foram divididos em quatro portes, de acordo com suas complexidades, seguindo metodologia semelhante à do Ministério da Saúde (MS). Atualmente os HUs congregam cerca de 5.800 docentes e aproximadamente 72 mil alunos.

A questão dos recursos humanos é uma das principais preocupações na reestruturação proposta. O diagnóstico contabilizou 1.124 leitos atualmente desativados, devido à falta de pessoal. De acordo com o levantamento, a “necessidade emergencial” é de 5443 vagas para servidores.

Outra consideração importante é quanto ao financiamento dos hospitais. O Rehuf propõe uma nova pactuação entre os Ministérios da Educação e da Saúde e ainda faz referência às dívidas dos hospitais.

O presidente da Andifes, reitor Amaro Lins agradeceu a participação da diretoria de hospitais universitários do MEC na reunião do Pleno, e parabenizou o trabalho: “A sistematização ficou muito clara. Houve uma grande capacidade de equacionar o problema e apontar soluções. Creio que nós estamos satisfeitos”, resumiu.

Os representantes do MEC informaram que a apresentação do Rehuf será feita amanhã em reunião com Fernando Haddad. Conforme discussão prévia entre Andifes e MEC, o Rehuf deve ser uma das principais pautas da reunião com o presidente Lula, marcada para o dia 28 de maio.

(Andifes)

Data: 20/05/2009