Bloco de Arquitetura da UFCG será construído com sistema bioclimático

Técnica visa redução de custos com energia e maior conforto para os estudantes

Os futuros alunos do curso de Arquitetura da UFCG irão estudar em instalações projetadas de acordo com uma das mais eficientes técnicas arquitetônicas da atualidade. O objetivo é garantir aos estudantes melhores condições de acomodação e redução nos custos de água e energia para a instituição. “A chamada arquitetura bioclimática busca a harmonização das construções ao clima e características ambientais locais”, explica o professor Adjalmir Rocha, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), que projetou o novo edifício.

“Os elementos arquitetônicos são pensados de forma a otimizar as relações entre homem e meio ambiente, utilizando os recursos disponíveis na natureza (sol, vegetação, chuva, vento) para minimizar os impactos ambientais e melhorar as condições de vida e a racionalização do consumo energético e de água”, destaca Adjalmir, que contou com a colaboração de Glauro Feitosa Duda e Pasccolly Túlio, da Prefeitura Universitária.

O prédio será edificado no Bloco CW do campus Campina Grande e também contará com ambientes planejados para facilitar o acesso de portadores de deficiências físicas, incluindo um elevador. Ainda farão parte das novas instalações: salas de aula, ateliê de desenho, cantina, laboratórios de informática e acústica . O curso de Arquitetura está em fase de implantação na UFCG, com entrada dos primeiros alunos já no Vestibular 2010.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 20/05/2009