Enem não será adotado pela UFCG no Vestibular 2010

Futura adoção ou não do exame depende de deliberação da Câmara Superior de Ensino

Das 59 universidades federais do país, 38 já se decidiram pela adoção do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no vestibular 2010. Nove afirmaram que não vão utilizar a nova prova do MEC e 12 ainda vão decidir se usam ou não o Enem no processo seletivo de ingresso.

Na UFCG, o debate em torno da questão avança nas instâncias representativas da comunidade acadêmica, mas com relação a uma futura adoção, ou não, do exame. “O fato é que o Enem não será adotado este ano”, afirmou o vice-reitor Edilson Amorim em entrevista ao programa Bom Dia Paraíba, na manhã desta terça, 19.

“O Vestibular 2010 vai acontecer de acordo com o nosso processo seletivo, por duas razões: primeiro porque nós temos compromisso com quem fez a primeira etapa e está na expectativa de realizar a segunda. A outra razão é que a comunidade acadêmica ainda não discutiu suficientemente o Enem para assimilá-lo como critério de seleção”, declarou.

O pró-reitor de Ensino e presidente da Câmara Superior de Ensino, Vicemário Simões, pensa em sugerir a inclusão do tema na pauta da reunião da Câmara, que acontece nos próximos dois dias, para as primeiras discussões.

Na pauta desta quarta e quinta-feira, dentre outros pontos, já constam as análises dos processos sobre a regulamentação do Vestibular Especial, para ingresso nos cursos de graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CSDA), campus Sumé, e dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Engenharia Ambiental, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal.

Como é o novo Enem?

De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com 200 testes de múltipla escolha, serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 19/05/2009