Estágio supervisionado é tema de reunião no campus Cuité

Na pauta, normas e procedimentos que o campus deve realizar para a efetivação de estágios supervisionados.

As coordenadoras de Programas e Estágios da UFCG, Hermília Feitosa Junqueira Ayres e Betânia Maria de Oliveira, estiveram no Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, promovendo reunião com os coordenadores de cursos, professores responsáveis pelos estágios, técnicos em assuntos educacionais e a assessora de Ensino do CES, Cláudia Patrícia dos Santos.

Na pauta, normas e procedimentos que o campus deve realizar para a efetivação de estágios supervisionados, bem como a criação de convênios com instituições nas áreas da saúde e educação.

Foi explanado sobre a Lei º 11.788/08 que rege os estágios para alunos, sobre estágios obrigatórios e não obrigatórios e procedimentos que o CES irá adotar como a criação das coordenações de estágios, onde o colegiado de cada curso irá ser responsável pela resolução de seus estágios, devido às particularidades de cada curso.

“O CES irá criar para cada unidade acadêmica coordenações de estágios, que serão vinculadas à Assessoria de Ensino e irá fazer a ponte entre instituições e o CES, sendo o nosso centro pioneiro nesta função”, disse Cláudia Patrícia.

A lei diz que o estágio é um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação para o trabalho produtivo dos educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. O estágio é fundamental para a integralização do currículo.

(Luciana Macedo Teixeira - CES/UFCG)

Data: 14/05/2009