topo_cabecalho
UFCG divulga lista de livros e filmes recomendados para o Vestibular 2010

A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou nesta terça-feira, 12, a lista de livros e filmes recomendados  para o Vestibular 2010 da instituição, que será realizado no final deste ano.

 

Para a primeira etapa são sugeridas as leituras dos seguintes livros: Esconderijos do tempo – Mario Quintana (Ed. Globo); Contos brasileiro (Coleção Para gostar de ler, vol 8, Ática); O Judas em Sábado de Aleluia - Martins Pena (Há várias edições); Os bruzundangas – Lima Barreto (Há várias edições); Melhores Poemas de Cruz e Sousa –  (Ed. Global) e Bom Crioulo – Adolfo Caminha (Ed. Ática)

 

A leitura das três primeiras obras segue orientação dos Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio, que sugerem nos primeiros anos o trabalho com a literatura a partir dos gêneros literários.

 

Para a segunda etapa, os livros sugeridos são: Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri - (Civilização brasileira); Boca do Inferno – Ana Miranda; (Ed. Companhia das Letras) e Terra de Santa Cruz – Adélia Prado (Ed. Record).

 

Já os filmes sugeridos para as provas de História e Geografia, indicados pelas bancas elaboradoras não se constituem conteúdos programáticos obrigatórios, mas sugestões para reforçar a relação ensino/aprendizagem.

 

Diferentemente dos filmes sugeridos para o Vestibular 2009, agrupados por etapas, esta nova relação de filmes pode ser utilizada tanto na primeira quanto na segunda etapa, de acordo com o conteúdo específico de cada disciplina.

 

Veja a lista dos filmes

 

Alexandre (Direção Oliver Stone, 2004)

300 de Esparta (Direção de Zack Snyder, 2007)

Gladiador (Direção de Ridley Scott, 2000)

Orgulho e Preconceito (Direção de Joe Wright, 2005)

Amistad (Direção de Steven Spielberg, 1997)

V de Vingança (Direção de James McTeigue, 2006)

Tropa de Elite (Direção de José Padilha, 2007)

Cidade de Deus (Direção de Fernando Meirelles, 2002)

Central do Brasil (Direção de Walter Salles, 1998)

Que Bom te Ver Viva (Direção de Lúcia Murat, 1989)

Gangues de Nova Iorque (Direção de Martins Scorsese, 2002)

Última Parada 174 (Direção de Bruno Barreto, 2008)

Diamante de Sangue (Direção de Edward Zwick, 2006)

Bicicletas de Pequim (Direção de Xiaoshuai Wang, 2000)

Quanto Vale ou é por Quilo? (Direção de Sergio Bianchi, 2005)

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 12/05/2009