topo_cabecalho
UFCG busca ampliação da pós-graduação

Pró-reitoria também anuncia ações de apoio à pesquisa

 

Dar início às atividades dos mestrados em Química, no campus Cuité, e de Tecnologia Agroalimentar, em Pombal, além da criação dos mestrados em Medicina e em Administração, em Campina Grande, e em Assistência Farmacêutica, em Cuité, e a recriação do mestrado em Engenharia Mecânica, em Campina Grande. Estas são algumas das ações em curso na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPG) da UFCG, cujas atividades foram ampliadas após recente reordenação administrativa.

Com a nova configuração, a PRPG passou a ser responsável também pelas atividades relacionadas com os programas institucionais de bolsas de iniciação científica e pelo fomento às atividades gerais de pesquisa e programas de infraestrutura laboratorial, “bem como pelo desenvolvimento e acompanhamento de projetos de melhoria da infraestrutura de pesquisa”, explica o pró-reitor Rômulo Navarro.

Novidades

 

Como forma de dar mais visibilidade às ações científicas da instituição, a PRPG estuda a operacionalização da Bienal de Pós-graduação e Pesquisa da UFCG. “A idéia é apresentar tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral a produção científica da nossa universidade, além de fomentar a formação de parcerias entre pesquisadores dos vários centros da instituição, tornando mais eficiente nossas ações nas áreas de pós-graduação e pesquisa”, comentou.

 

Outra novidade será a instalação do sistema de laboratórios multiusuários de pesquisa, cujo objetivo é garantir um melhor gerenciamento dos laboratórios exclusivamente ou majoritariamente destinados à pesquisa.

 

“O programa Novos Pesquisadores é outra iniciativa em estudo”, adiantou, citando como meta o incentivo a pesquisadores recém-doutores, ou que ainda não possuam o grau de doutor, "para que possam nuclear seus grupos pesquisa, favorecendo assim a criação de programas de pós-graduação".  Atualmente, a UFCG conta com 26 cursos de pós-graduação, sendo 17 de mestrado e 9 de doutorado.

  

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 05/05/2009