Professor da UFCG tem obra incluída no Guia do Livro Didático do MEC

Paraíba - Meu passado, meu presente pode ser adotado nas escolas públicas a partir do próximo ano

O cotidiano, a família e as práticas culturais paraibanas são alguns dos eixos temáticos abordados no livro Paraíba - Meu passado, meu presente, que o MEC incluiu na lista das obras que serão avaliadas por professores de ensino fundamental para serem adotados nas escolas públicas a partir do próximo ano.

De autoria do professor da Unidade Acadêmica de História e Geografia da UFCG, Iranilson Burity, juntamente com a mestranda Catarina Burity, o livro foi publicado pela Editora Base, do Paraná, e tem 184 páginas. É dividido em quatro eixos, subdivididos em 17 unidades, sendo indicado para o 4º ou 5º ano do ensino fundamental.

“A idéia é ensinar a História destacando a importância dos fragmentos de memória das localidades, através de depoimentos orais, da sobrevivência de hábitos, da arquitetura”, observa o professor. “As datas e fatos selecionados estão integrados aos processos históricos apresentados, não sendo valorizados pela singularidade, mas por facilitar a localização espaço-temporal na narrativa. As fontes, ponto forte da obra, são apresentadas ao longo de todas as unidades como o lugar de excelência para o aprendizado da História e seus conceitos”.

Segundo Burity, o projeto gráfico é outro destaque da obra. “A delicadeza e o cuidado na organização do livro tornam-no extremamente agradável”, disse. A divisão das unidades em eixos temáticos é apresentada através de duas páginas que marcam o início de cada um com a apresentação das imagens mais representativas das unidades a serem trabalhadas.

Guia do Livro Didático

O Guia do Livro Didático para o ano 2010 está disponível na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na internet, com o resumo das obras selecionadas. É resultado de um criterioso processo de avaliação das obras inscritas pelas editoras, trazendo a resenha, a estrutura e uma análise crítica dos aspectos conceituais, metodológicos e éticos de cada obra.

Este ano, professores de todo o país vão escolher obras de português, matemática, ciências, história e geografia destinadas aos estudantes dos anos iniciais (primeiro ao quinto). Todos os livros estarão adaptados às novas normas ortográficas da língua portuguesa.

Devem ser escolhidos dois livros para cada série e disciplina. Caso não seja possível adquirir a primeira indicação, o FNDE enviará à escola a segunda obra selecionada. O período para a escolha vai de 8 a 28 de junho.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 23/04/2009