Projeto de extensão da UFCG seleciona profissional

Inscrições começam nesta quinta. Bolsa oferecida pelo Projeto Universidades Cidadãs é de R$ 1.045,84.

O Universidades Cidadãs, projeto de extensão desenvolvido pela UFCG com atuação em áreas de agricultores familiares, assentamentos rurais e comunidade de atingidos por barragem, está selecionando candidato para integrar sua equipe. As inscrições, que começam nesta quinta, 23, são restritas a engenheiros agrônomos e agrícolas, pedagogos, sociólogos, historiadores e economistas. “Será concedida uma bolsa do CNPq no valor de R$ 1.045,84”, adianta o coordenador do projeto, professor Fernando Garcia.

O candidato deve estar apto a realizar um conjunto de tarefas necessárias ao funcionamento do projeto, incluindo o planejamento e efetivação das atividades nas comunidades atendidas pelo projeto, bem como a elaboração de relatórios técnicos e a redação de trabalhos de natureza científica. A carga horária será de 20 horas semanais.

As inscrições terminam no dia 30 de abril e devem ser feitas através do envio do formulário anexo preenchido para o e-mail aquiri@uol.com.br ou aquiri48@gmail.com, devendo-se anexar também o currículo Lattes. “Quem não tiver currículo Lattes, deve providenciar”, alerta Garcia. Os candidatos pré-selecionados serão convidados para entrevista no dia 4 de maio.

O projeto

O Projeto Universidades Cidadãs é desenvolvido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coepe) com o objetivo de promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido.

A iniciativa possibilita que estudantes e professores universitários utilizem seu conhecimento para ajudar a implantar diversas ações de desenvolvimento comunitário e, ao mesmo tempo, se aprimorem por meio da prática e do contato com os saberes populares, propiciando uma relação transformadora entre universidade e sociedade.

Participam do projeto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Formulário de inscrição.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 22/04/2009