Núcleo da UFCG em São João do Rio do Peixe completa 1 ano de atividades

Diversas ações comunitárias já foram realizadas, beneficiando cerca de dez municípios circunvizinhos.

O Núcleo de Pesquisa e Extensão da Bacia do Rio do Peixe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) completou nesta sexta-feira, 17, um ano de instalação. Neste período, foram promovidas várias atividades acadêmicas e ações comunitárias direcionadas, não só à cidade de São João do Rio do Peixe, onde se encontra sediado, mas a uma dezena de municípios circunvizinhos, a exemplo de Uiraúna, Triunfo, Santarém, Poço de José de Moura e Santa Helena.

Ciclos de palestras direcionados ao desenvolvimento sustentável da região, como Inclusão Social e Desenvolvimento Regional, Implantação de Barragens Subterrâneas, Programa de Cultivo do Algodão Colorido, Coleta Seletiva e Implantação de Unidade de Reciclagem de Resíduo Sólido, todos programados e refletidos para a realidade dos municípios que formam a Bacia do Rio do Peixe. Como também, ciclos voltados a debater as experiências e perspectivas dos projetos Universidade Cidadã e Universidade Camponesa no contexto da região.

Além da implantação do Projeto Via Digital, que informatizou prefeituras de alguns municípios da Bacia, foram ministrados os cursos de qualificação em Geoprocessamento, Meliponicultura, Pisciculutra e Apicultura, promovendo aperfeiçoamento, modernização e aumento da competitividade dos produtos da região. Em andamento, já em sua segunda edição, encontra-se o curso de Informática Básica que democratiza o acesso ao mundo virtual e promove a inserção digital de alunos e professores da rede pública da cidade de São João do Rio do Peixe, numa parceria com a prefeitura daquele município.

Afirmando ser apenas um vigilante de um dos grandes investimentos público realizado em favor da Bacia do Rio do Peixe, o diretor Laerton Estrela disse que o tempo é de celebrar as iniciativas do reitor da UFCG, Thompson Mariz, e do coordenador do Núcleo, professor Geraldo Baracuhy, que vislumbraram, “e fizeram acontecer as transformações sócio-econômico e cultural que advieram com a implantação daquela unidade de Pesquisa e Extensão”.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 18/04/2009