topo_cabecalho
UFCG realizará simpósio internacional sobre plantas tóxicas

Pesquisadores de diversos países se reúnem de 4 a 8 de maio no Hotel Litoral, em João Pessoa.

 

Os efeitos das plantas tóxicas na pecuária estarão no centro das discussões que pesquisadores de todas as partes do mundo irão promover, de 4 a 8 de maio próximo, no Hotel Litoral, em João Pessoa, durante o 8º Simpósio Internacional de Plantas Tóxicas (8th International Symposium on Poisonous Plants - ISOPP8).

 

“Pesquisadores de várias disciplinas, de diversos países do mundo, irão apresentar trabalhos de pesquisas e fazer recomendações acerca de estratégias de manejo relacionadas a diversos aspectos de plantas tóxicas e micotoxicoses”, explica o presidente do evento, professor Franklin Riet-Correa, da Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária da UFCG.

 

“No Brasil, devido à carência de dados em diversos estados, é difícil estimar as perdas por morte dos animais ocasionadas pelas plantas tóxicas, Em Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entretanto, observou-se a mortalidade anual de 5% de bovinos, causada por plantas tóxicas. Num rebanho de 160 milhões de cabeças de gado, isto representa entre 800 mil e 1 milhão e 120 mil animais!” destacou.

 

Promovido pelo Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelo Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e pelo CNPq, o evento é direcionado a zootecnistas, bioquímicos, veterinários, toxicólogos, botânicos, especialistas de centros de informação toxicológica, administradores de fazendas e técnicos em extensão rural.

 

Segundo Correia, o principal sucesso do evento tem sido o fato de “integrar diferentes disciplinas com interesse em comum em toxinas naturais, a exemplo da química, medicina veterinária, toxicologia, fisiologia das plantas, criação de gado, pesquisas biomédicas, entre outros”.

 

Os últimos simpósios incluíram apresentações de cientistas da Austrália, Brasil, Uruguai, Argentina, Cuba, Canadá, México, África do Sul, Reino Unido, Nova Zelândia, Índia, China, Israel, Noruega, Dinamarca, Paquistão, Indonésia, Alemanha e Moçambique.

 

ISOPP

 

O primeiro simpósio de plantas tóxicas foi realizado em 1977, na Universidade de Utah, em Logan, EUA, reunindo cientistas americanos e australianos. Os demais foram realizados em Brisbane, na Austrália, em 1984; novamente em Logan, em 1989; Fremantle, na Austrália (1993); Saint Ângelo, no Texas, EUA (1997); Glasgow, na Escócia (2004); e Logan, mais uma vez, em 2007.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 17/04/2009