topo_cabecalho
Bolsistas da Capes terão pagamento efetivado diretamente pela agência

Medida atinge bolsistas vinculados às Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais e Particulares

Em nota do dia 7 de abril, a Diretoria de Programas e Bolsas no País da Capes anunciou que "por exigência dos órgãos de controle externo, a Capes deu início ao processo de pagamento das mensalidades de bolsa diretamente na conta do bolsista, de Mestrado e Doutorado, vinculado às Instituições de Ensino Superiores (IES) públicas estaduais e particulares".

Para viabilizar a nova forma de pagamento, foram adotados novos procedimentos operacionais que envolveram desde a implantação de aplicativos de software específicos até a atualização do banco de dados da agência, com informações precisas sobre os beneficiários, fornecidas pelas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação das IES, como dados bancários e pessoais dos bolsistas.

Na nota, a Capes se compromete a creditar os valores referentes às bolsas de estudos impreterivelmente até o 5º dia útil de cada mês.

O presidente da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Hugo Valadares, comemorou a decisão e defendeu que o benefício seja estendido a todos os bolsistas. "Dessa forma a bolsa corre menor risco de sofrer atraso, já que a Capes fará o depósito diretamente ao pós-graduando."

Sobre a data de pagamento, a ANPG diz que caso haja atraso, o bolsista pode entrar em contato com a Associação pelo email anpgbr@gmail.com ou pelo telefone (11) 5081-5566.


Data: 15/04/2009