Novo campus Pombal será inaugurado em 26 de julho

Data foi escolhida em homenagem ao economista Celso Furtado

As novas instalações do campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) devem ser inauguradas no próximo dia 26 de julho, data de nascimento do economista Celso Furtado. A afirmação foi feita pelo diretor pro tempore do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), Martinho Salgado, durante visita às obras de construção.

“Justa homenagem a um dos filhos ilustres de Pombal, que figura entre os maiores intelectuais brasileiros, e, também, uma das justificativas utilizadas pelo reitor Thompson Mariz para sensibilizar o MEC a expandir a UFCG nesta direção”, disse Salgado, lembrando que o campus teria o nome do economista, o que, entretanto, o Estatuto da universidade não permite.

“Os campi apenas são denominados com o nome da cidade onde são instalados, Acredito, porém, que no futuro essa homenagem póstuma seja concretizada, afinal essa foi uma das razões para a criação deste campus”, reiterou.

Instalações

Já completamente cercado por alambrado e estacas de concreto, o campus Pombal se ergue numa área de 15,5 hectares, com 12 edificações padronizadas. Entre elas, duas centrais de aulas, duas centrais de laboratórios, biblioteca, ambiente de professores, auditório e administração central. As obras também avançam no sistema viário interno e o estacionamento começa a ser pavimentado.

Ao pórtico de entrada, já erguido, se tem acesso por duas vias (ligando-o à BR-230 e à Rua Jairo Feitosa) que começam a ser pavimentadas pela prefeitura municipal. “Outra imediata contrapartida aos investimentos e avanços sociais que a UFCG traz à cidade”, considera Salgado.

Nas edificações, só no ano passado, foram aplicados quase R$ 2,4 milhões. E mais de R$ 800 mil foram investidos na aquisição de equipamentos e material permanente, tais como carteiras escolares, mesas e cadeiras. “Vultoso empreendimento, na magnitude idealizada pelo reitor Thompson Mariz, que propiciará as condições necessárias para a garantia da qualidade do ensino”, comentou.

Histórico

Instalado oficialmente no dia 16 de agosto de 2006 - com aula inaugural proferida pelo reitor da UFPB, economista Rômulo Polari, sobre o homenageado Celso Furtado – o campus Pombal começou suas atividades absorvendo, por processo de transferência voluntária, 450 alunos oriundos da Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras (Fesc), onde funcionavam as faculdades privadas de Ciências Contábeis e de Agronomia.

“Tínhamos quase 500 famílias pagando uma mensalidade acima do poder aquisitivo da região. A UFCG chegou com uma ação social sem precedentes, promovendo a gratuidade a cidadãos de 20 cidades polarizadas por Pombal”, relatou Salgado, registrando que o CCTA conta com 527 alunos, considerando que dos pioneiros, 300, oriundos da Faculdade de Ciências Contábeis, foram transferidos para o Campus Sousa.

Salgado disse ser necessário referendar as iniciativas decisivas do reitor Thompson Mariz, do prefeito municipal, à época, Jairo Feitosa (in memoriam), do bispo de Cajazeiras, Dom José Gonzáles (ainda hoje presidente da Fesc) e do pároco de Pombal, padre Ernaldo. “Uma aliança quadripartide que possibilitou a instalação do CCTA, com embasamento financeiro e logístico”. Os equipamentos e acervo bibliográfico também foram disponibilizados.

Hoje

Iniciando com 13 professores, cinco técnico-administrativos e aproveitando, por processo seletivo, 60% dos terceirizados das antigas faculdades, o CCTA conta hoje com 50 docentes concursados, a grande maioria doutores (até o final deste ano serão 96, meta do plano de expansão da UFCG), e com 25 técnicos, que chegarão ao total de 40. “Disciplinarmente e didaticamente, literalmente, estamos cumprindo nosso destino”, afirmou Salgado.

No vestibular 2009 foram oferecidas 480 vagas para os seis cursos do centro, 80 para cada um deles: Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental e, os recém-criados tecnólogos, Curso Superior de Tecnologia em Horticultura, de Tecnologia em Processos Ambientais e de Tecnologia em Agroindústria.

Este mês o CCTA está implantando duas residências universitárias, uma masculina e outra feminina, disponibilizando 15 vagas, cada uma, que somadas as 120 bolsas de auxílio permanência e 38 bolsas do Reuni, segundo Salgado, atendem expressivamente à demanda da assistência estudantil. No último dia 7 de abril, o campus completou três anos de criação pelo MEC.

Celso Furtado

Um dos mais importantes intelectuais e estudiosos da realidade brasileira, Celso Furtado faleceu em 2004, aos 85 anos. Era considerado o "pai" dos chamados desenvolvimentistas, corrente que defende o planejamento econômico de Estado, a maior intervenção do governo na economia e a flexibilização da política de juros altos, de forma a promover maior crescimento econômico mesmo que isso signifique um aumento relativo da inflação.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 14/04/2009