topo_cabecalho
Intercâmbio de doutorandos

Inscrições para o processo seletivo para o Programa Colégio Doutoral Brasileiro-Argentino são prorrogadas até 18 de maio

O processo seletivo para o Programa Colégio Doutoral Brasileiro-Argentino 2009 (CDBA) teve seu prazo de inscrições prorrogado até 18 de maio.

O objetivo é promover o intercâmbio de doutorandos brasileiros e argentinos matriculados em programas de excelência de instituições de ensino superior, em regime de co-orientação ou co-tutela, em áreas prioritárias de ciências básicas e aplicadas.

Entre as áreas do programa estão engenharia, agronomia, computação, meio ambiente, ciência dos alimentos, biologia, química, física, matemáticas, astronomia, ciências da atmosfera, geofísica e energias renováveis. As bolsas de estudos terão o valor mensal de US$ 1,1 mil.

No Brasil, o programa é executado pela Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, na Argentina, pela Secretaria de Políticas Universitárias (SPU).

Além da bolsa mensal, são concedidos para o estudante selecionado auxílio-instalação e as passagens aéreas de ida e volta. A duração da bolsa de estudo será de 12 a 18 meses, de acordo com a modalidade escolhida. As atividades estão previstas para começar no dia 1º de agosto.

Mais informações: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/argentina/colegio-doutoral

 

(Agência Fapesp, 13/4)


Data: 13/04/2009