topo_cabecalho
Começam na UFCG as inscrições de curso para cuidadores de idosos

São 30 vagas destinadas a familiares que tratam diretamente com idosos. As inscrições são gratuitas.

 

Começaram nesta segunda-feira, dia 13, prosseguindo até a próxima sexta, 17, as inscrições do Curso para Cuidadores de Idosos: O cuidado como arte e como ciência, que será ministrado pelo Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Piati) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

São 30 vagas destinadas a familiares que tratam diretamente com idosos, nos cuidados especiais e no imediato atendimento das necessidades básicas, quando eles estão doentes ou fragilizados.

 

O curso será ministrado até o mês de novembro, às segundas, quartas e quintas, das 19h às 22h, no campus Campina Grande. O início das aulas está marcado para o dia 4 de maio.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sala do Piati, no Centro de Humanidades, campus Campina Grande, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Não sendo completadas todas as vagas por familiares de idosos, as remanescentes serão preenchidas por cuidadores profissionais que comprovem o exercício da função.

 

No ato de inscrição, além de cópia dos documentos pessoais, o interessado deve entregar uma foto 3x4 recente e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3310.1560 e 3321.3184, ou pelo e-mail marinnamottacg@hotmail.com.

 

Reconhecimento

 

O Ministério do Trabalho e Emprego reconhece essa ocupação desde 2001, considerada relevante para um país como o Brasil, que tem 15 milhões de pessoas idosas, com estimativa de 31,8 milhões em 2025.

 

Este profissional faz o elo entre o idoso e a família, os serviços de saúde, os poderes públicos constituídos, os grupos de convivência e lazer e a comunidade em geral. Está capacitado a atuar em diversas instâncias junto aos idosos no cuidado e assistência, nas atividades de convivência e lazer; aspectos da cidadania e das políticas públicas e criação de negócios direcionados para a população da terceira idade.

 

(Kennyo Alex- Ascom/UFCG)


Data: 13/04/2009