Prêmio Petrobras de Tecnologia 2009 é apresentado na UFCG

Premiação é R$ 20 mil para a categoria doutorado, R$ 15 mil para mestrado e R$ 10 mil para graduação.

“O grande desafio é focar as pesquisas ao pré-sal, lançar idéias, trabalhar ferramentas e materiais que venham a contribuir para a exploração dessas reservas que se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar”. Essa foi uma das orientações passadas pelo engenheiro sênior do Centro de Pesquisa da Petrobras, Enrique Augusto Cruz Santos, à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ao apresentar, na manhã desta quarta-feira, 1º, no Centro de Extensão, a 5º edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia.

“Visitar a página eletrônica do prêmio, saber das pesquisas premiadas e se antenar com os grandes desafios tecnológicos que vivemos são bons vetores para o sucesso neste desafio. E, também, evita frustrações nos que queiram reinventar a roda”, observou.

Ao ressaltar a importante contribuição que a academia, pesquisadores e alunos, ofertam na solução dos gargalos logísticos e operacionais, Enrique citou a premiação da UFCG em 2007, na categoria graduação do tema Tecnologia de Gás Natural, com o estudante de Engenharia Química, Arthur Costa Gonzaga, orientado pela professora Meiry Gláucia Freire Rodrigues.

O período de inscrição será definido este mês. O regulamento completo encontra-se no site: www.petrobras.com.br/premiotecnologia.

Prêmio

A quinta edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia oferecerá R$ 20 mil na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação. O principal objetivo da premiação é fomentar o envolvimento da comunidade de ciência e tecnologia nos temas tecnológicos relevantes para a indústria de petróleo, gás e energia, reconhecendo a contribuição acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras, da indústria do petróleo nacional e da própria sociedade.

O prêmio tem nove temas de pesquisa: Tecnologia de Energia, Tecnologia de Exploração, Tecnologia de Gás, Tecnologia de logística e de Transporte de Petróleo, gás e derivados, Tecnologia de Perfuração e de Produção, Tecnologia de Preservação Ambiental, Tecnologia de Produtos, Tecnologia de Refino e Petroquímica, e Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional

A camada pré-sal

Gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura) e se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.

Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo. Acredita-se que, somente por volta de 2016,  estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 01/04/2009