União Européia terá 495 bolsas para países do Mercosul

Haverá oportunidades para brasileiros, paraguaios e uruguaios

A Comissão Européia, por intermédio do programa de cooperação regional entre União Européia e a América Latina, vai oferecer 495 bolsas a latino-americanos interessados em estudar na Europa. As oportunidades serão destinadas a três consórcios universitários firmados entre instituições européias, brasileiras, uruguaias e paraguaias. A relação dos projetos selecionados será divulgada em maio de 2009.

Para concorrer a um dos auxílios, os interessados devem estar vínculos a uma das universidades parceiras dos consórcios escolhidos. As cooperações poderão envolver programas de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorados e intercâmbio de docentes nas mais variadas áreas.

"Não haverá cotas pré-estabelecidas aos países latino-americanos participantes. Os consórcios que vão definir como as bolsas serão distribuídas. Mas, considerando a excelência da educação brasileira, bem como a extensão do Brasil, estima-se que o País receba uma reserva maior de vagas", afirma a assessora para assuntos de cooperação da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Maria Cristina Araújo.

A duração das bolsas poderá variar de um a 36 meses, segundo o projeto acadêmico na Europa. O período de estudo na graduação corresponde a um ou dois semestres. O mesmo se repete com o programa de doutorado sanduíche. A estadia para os candidatos ao programa de doutorado integral é mais longa e pode durar de dois a três anos. Já o tempo da visita dos docentes oscila de um a quatro meses.

Os selecionados recebem auxílio mensal, seguro de saúde, passagens áreas de ida e volta e isenção das taxas escolares. O valor da mensalidade para os bolsistas do programa de graduação é de € 1 mil. O auxílio aumenta para € 1.500 aos estudantes de doutorado sanduíche e integral. Já os pós-doutorandos ganham € 1.800 e os docentes, € 2.500.

O início das atividades dos consórcios está previsto para o segundo semestre de 2009. Ainda não há prazo definido para a abertura dos processos seletivos. Todos os detalhes de cada um dos consórcios só serão divulgados em maio de 2009, quando serão anunciados os acordos de cooperação selecionados para a primeira edição do Erasmus Mundus - União Européia e América Latina.

Mais informações sobre o programa poderão ser obtidas no site www.delbra.ec.europa.eu.

(Portal Universia)

Data: 31/03/2009