Bitec ofere 600 bolsas de iniciação científica

Inscrições terminam nesta terça, 31. Há vagas para projetos de empreendedorismo e inovação tecnológica

Universitários e micro e pequenos empresários têm até o dia 31 de março para se inscrever no Bitec (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas), promovido pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi). São oferecidas 600 bolsas para todo o país.

Para concorrer a um dos auxílios é preciso ter bom desempenho escolar e estar regularmente matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Os professores universitários, vinculados aos mesmos departamentos dos estudantes selecionados, é que deverão montar juntamente com os empresários os planos de trabalho e supervisionar a atuação dos bolsistas na execução dos projetos.

Os selecionados irão desenvolver projetos de empreendedorismo, inovação tecnológica ou melhorias de gestão dentro de micro e pequenas empresas a partir de necessidades identificadas pelos empresários. Os projetos serão desenvolvidos em sindicatos e Arranjos Produtivos Locais.

A bolsa será de R$ 300 mensais e terá duração de seis meses. As empresas que tiverem os projetos contemplados passam a ser parceiras do programa e comprometem-se a oferecer R$ 50,00 mensais, que serão aplicados na orientação didático-pedagógica realizada pelo professor orientador. Cada empresa poderá beneficiar-se de apenas um projeto por edição.

O BITEC é uma iniciativa de cooperação entre o IEL, SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SEBRAE (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que tem por objetivo transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.

Para mais informações, entre em contato com o IEL de seu Estado. O edital completo do programa está disponível no site oficial do Instituto.

(Universia)

Data: 30/03/2009