RedeIFES testa novos aplicativos e funções

O projeto RedeIFES, criado em 2003 para permuta de programas de rádio e TV entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e incorporado pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em 2007, encontra-se em operação com mais de 100 programas de TV à disposição dos integrantes do sistema.

A novidade é que agora, além dos programas, novos aplicativos e funcionalidades estão sendo propostos, como a criação de uma agência virtual de notícias, um sistema de comunicação integrada para as assessorias de comunicação, ferramentas web para a criação de rádios e TVs na internet, desenvolvimento de plataforma de aplicação piloto para IP-TV, entre outras.

A RedeIFES conta com uma equipe técnica descentralizada, que atua em diferentes universidades.  Atualmente a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolvem um trabalho colaborativo na criação de um software para uma "Agência de Notícias das IFES", prevista para ir ao ar no segundo semestre deste ano.

Além da rede entre as IFES, o grupo de trabalho RedeIFES/Andifes também atua na criação do canal de TV universitária nacional aberto, destinado às instituições públicas de ensino superior, pleiteando junto ao MEC uma subfrequencia do canal de TV nacional. O grupo de trabalho também incentiva a busca das IFES por seu canal estadual aberto.

Segundo documento emitido pelo coordenador do GT RedeIFES/Andifes, reitor Edward Madureira Brasil (UFG), os resultados já obtidos com o desenvolvimento do primeiro protótipo do sistema, em 2008, são bastante promissores e confirmam a relevância e a oportunidade proporcionada por este projeto na perspectiva do fortalecimento das rádios e TVs Universitárias.

(Ana Paula Vieira - Andifes)

Data: 27/03/2009