João Pessoa será o Centro de Discussão da Sustentabilidade em abril de 2009

Ainda que novo, o tema da sustentabilidade já tem motivado empresas a investirem em iniciativas que otimizem o uso de seus recursos e promovam o desenvolvimento social e a conservação do meio ambiente. Estes objetivos exigem profissionais responsáveis e comprometidos com as questões sociais e ambientais, capazes de enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável em seus três pilares – econômico, social e ambiental - e que promova a sua prática.

Diante dessa realidade, João Pessoa vai sediar de 15 a 17 de abril de 2009 a Conferência Global Fórum Nordeste, um evento que tem como objetivo estabelecer a discussão sobre o papel das empresas e dos negócios, em relação à sustentabilidade. O evento será realizado pelo Sistema Indústria da Paraíba através da Universidade Corporativa da Indústria – UCIP, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

O evento será realizado na Estação Ciência, e deverá reunir cerca de 500 lideranças da sociedade civil, da academia, do setor privado e do governo para discutirem propostas relacionadas à sustentabilidade. Toda a metodologia aplicada no Global Fórum Nordeste será realizada por uma equipe da Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos.

De acordo com a representante do Global Fórum América Latina, Inalda Barros Beder, durante o evento João Pessoa vai ter a oportunidade de discutir o tema sustentabilidade com o mundo. “A intenção é levar uma discussão mundial para alterar o sistema dos currículos escolares a partir da consciência dos empresários, governo, acadêmicos e da sociedade civil com foco na sustentabilidade”, destacou Inalda.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco Buega Gadelha, a realização do Global Fórum Nordeste na Paraíba será uma grande oportunidade de mostrar as potencialidades paraibanas. “O Global Fórum é um movimento a favor do desenvolvimento do nosso Estado e do nosso mundo, nós não podemos estar desconectados com o planeta, e essa será sem dúvida uma oportunidade da Paraíba mostrar sua Capital, e a Estação Ciência, onde o evento será realizado, e mostrar nossas Universidades, os conhecimentos que existem aqui na Paraíba, e que podem ser agora apropriados pela Indústria e disseminados por toda a sociedade” disse Buega.

Ao fomentar o diálogo entre a teoria da academia, as práticas do setor privado, o desenvolvimento e gestão das leis do governo, e a flexibilidade da sociedade civil, o Global Fórum produz seu espaço visando à construção coletiva de novas alternativas empresariais, a discussão da educação para a sustentabilidade e, principalmente, anuncia o caminho para a construção de empresas efetivamente sustentáveis, que garantam às gerações futuras o direito à vida com qualidade igual ou superior à nossa.

Objetivos e resultados esperados do Global Fórum Nordeste

Objetivos:

1.   Fortalecer as relações entre o mundo acadêmico e empresarial a partir da construção de um repertório comum sobre educação em sustentabilidade.

2.    Compartilhar conhecimentos empresariais e os mais recentes estudos científicos sobre o desenvolvimento sustentável e as decorrentes exigências de educação frente às mudanças e ao desenvolvimento;

3.  Identificar as boas práticas, idéias e insights para geração de propostas eficazes e eficientes para sustentabilidade.

4.   Inserir o tema na agenda das organizações, pois ainda que novo, o tema da sustentabilidade já tem motivado as empresas não só a investirem em iniciativas que otimizem o uso econômico de seus recursos, mas que também promovam o desenvolvimento social e a conservação do meio ambiente.

5.  Traduzir em políticas públicas as inovações e novas demandas de educação para sustentabilidade.

Resultados Esperados da Construção do Espaço do Global Fórum Nordeste - Call For Action

1.   Incentivar o profissional responsável e comprometido com as questões sociais e ambientais, capaz de enfrentar os novos desafios do desenvolvimento sustentável, que entenda a extensão da sustentabilidade nos seus três pilares – econômico, social e ambiental – e que promova a sua prática, será o responsável direto pelas mudanças que estão por vir e, mais ainda, pelos benefícios desta quebra de padrões.

2.  Encontrar profissionais que compreendam e incorporem a sustentabilidade e que consigam trazê-la para a prática empresarial.

3.  Fomentar o diálogo entre a teoria da academia, as práticas do setor privado, o desenvolvimento e gestão das leis do governo, e a flexibilidade da sociedade civil;

4.  Construir coletivamente novas alternativas empresariais, pelo diálogo da educação para a sustentabilidade e, principalmente, trilhar e anunciar o caminho para a construção de empresas efetivamente sustentáveis que garantam às gerações futuras o direito à vida com qualidade igual ou superior à nossa.

Outras informações sobre o Global Fórum Nordeste no site: www.globalforum.com.br ou através do e-mail: ucip@fiepb.org.br

Data: 25/03/2009