Nova ortografia será tema de palestra na UFCG nesta quinta

Também será lançada a Coleção Linguagem e Linguística

A Unidade Acadêmica de Letras da UFCG promove nesta quinta-feira, 26, a partir das 9h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI), no campus Campina Grande, a palestra intitulada A nova ortografia: acordos e conflitos, que será ministrada pela Dra. Nelly Carvalho, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para a professora Maria Auxiliadora Bezerra, Coordenadora de Pesquisa e Extensão da UAL, "a palestra é do interesse de estudantes, professores, pessoal técnico-administrativo e demais pessoas, visto que ainda há, entre nós, algumas dúvidas sobre o novo acordo ortográfico".

"Mesmo sabendo que há um tempo de adaptação à nova ortografia, é interessante que passemos a praticá-la rapidamente. O foco da palestra não será apenas na apresentação das novas formas de escrita, mas também no questionamento de pontos discutíveis, como, por exemplo, o uso do hífen, que continua com regras muito subjetivas", acrescentou.

Lotada no Departamento de Letras da UFPE, onde atua no curso de graduação e pós-graduação em Letras, a Dra Nelly Carvalho tem vários livros e artigos acadêmicos e jornalísticos publicados na área de lexicologia e lexicografia. "O trajeto das palavras é uma paixão dessa professora: estuda neologismos, estrangeirismos, derivação e composição de palavras e arcaísmos", destacou a professora Auxiliadora.

Coleção Linguagem e Linguística

Após a palestra haverá o lançamento da coleção Linguagem e Linguística, composta pelas obras: Empréstimos linguísticos na língua portuguesa, de Nelly Carvalho, A gíria comum na interação em sala de aula, de Luciene Maria Patriota, e, ainda, A construção da argumentação oral no contexto de ensino, de Roziane Marinho Ribeiro.

Coordenada pelas professoras, Angela Paiva Dionísio (Letras/UFPE), Maria Auxiliadora Bezerra (UAL/UFCG) e Maria Angélica Furtado da Cunha (Letras/UFRN), a coleção é o resultado do trabalho conjunto da Editora Cortez com a UAL/UFCG e os Departamentos de Letras da UFPE e da UFRN, e tem como objetivo explorar temas de interesse para alunos e professores de Letras, Linguística, Educação, Antropologia, Sociologia, Psicologia e demais estudiosos da linguagem.

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 25/03/2009