Programa contempla projetos na área de educação especial

Estão abertas, até o dia 29 de maio, as inscrições ao edital do Programa de Apoio à Educação Especial (Proesp 2009). O edital é uma parceria da Capes com o programa Proesp, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC).

Poderão participar instituições de ensino superior (IES) e demais instituições que realizam projetos de pesquisa no âmbito da pós-graduação stricto sensu, nas diversas áreas do conhecimento envolvendo os estudos que tratem da educação especial, de acordo com o Programa Nacional de Apoio a Áreas Estratégicas (Pronap).

A parceria tem como objetivo a formação e a pesquisa na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. No contexto do Proesp, as áreas temáticas a serem contempladas devem focar a educação das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a partir da concepção de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, não substitutiva à educação regular, definida como um conjunto de recursos, serviços e atendimento educacional especializado, disponibilizados para promover as condições de acessibilidade pedagógica, e atender as necessidades específicas destes alunos.

Para alcançar os objetivos propostos, o Proesp financiará até 15 projetos de pesquisa em nível stricto sensu, no país. Todas as universidades que desenvolvem linhas de pesquisa vinculadas aos programas de pós-graduação recomendados pela Capes em áreas da educação especial podem participar.

Veja a íntegra do edital.

(MEC)

Data: 24/03/2009