topo_cabecalho
Professores da UFCG lançam livro sobre Educação Ambiental

A publicação ressalta ações educativas para se evitar o colapso de água 

 

"Água, Solo & Educação Ambiental: história e memória, planejamento e gestão" é o título do livro, organizado pelos professores João Tertuliano e José Otávio, da Unidade Acadêmica de História e Geografia do Centro de Humanidades da UFCG, que será lançado na próxima segunda-feira, 30, às 19h, no Centro de Extensão José Farias de Nóbrega, campus Campina Grande.

 

Publicado pela Editora da UFCG, o livro conta com 13 ensaios de 18 autores, distribuídos em 194 páginas. O livro é destinado principalmente a professores e alunos de escolas de Ensino Básico interessados na Educação Ambiental. Nele, o leitor encontrará algumas descrições de aspectos únicos da região semi-árida nordestina ao lado de instrumentos e métodos para ações educativas com o intuito de evitar o colapso na oferta de água, ar e alimentos de qualidade e em quantidade suficientes para as próximas gerações.

 

Segundo o professor João Tertuliano, evitar este colapso é um desafio atual que evoca um grande leque de disciplinas em esforços que extrapolam a dimensão de instituições governamentais e privadas. “Esta tarefa depende, também e principalmente, da participação voluntária e ativa de pessoas sozinhas e em grupos. Este afazer nos parece factível com apoio da Educação Ambiental”, comenta.      

 

O livro é o resultado de um projeto de extensão que incluiu a exposição “Espaço da Água”, realizada em 2006 e 2007 na Escola Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), em parceria com a UFCG e financiamento do CNPq. Com o tema “conservação e uso racional da água”, o evento  teve como objetivo discutir a problemática atual que envolve todo o planeta na conservação e preservação dos recursos hídricos que servem para o consumo humano e animal.

 

Autores

 

Catarina de Oliveira Buriti

Fernando Garcia de Oliveira

Francisco de Assis Salviano de Sousa

Genival Barros Júnior

Genival da Silva

Gilmar Trindade

Helton Luís Paulino da Costa

João Tertuliano Agra

Jógerson Pinto Gomes Pereira

José Otávio Aguiar 

José Raimundo Sobrinho

Márcia Maria Rios Ribeiro

Maria Josicleide Felipe Guedes

Mirella Motta e Costa

Romero Ferreira Azevêdo Filho

Soahd Farias Arruda

Valterlin da Silva Santos

Wilson Fadlo Curi

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 24/03/2009