Professores da UFCG lançam livro sobre Educação Ambiental

A publicação ressalta ações educativas para se evitar o colapso de água

"Água, Solo & Educação Ambiental: história e memória, planejamento e gestão" é o título do livro, organizado pelos professores João Tertuliano e José Otávio, da Unidade Acadêmica de História e Geografia do Centro de Humanidades da UFCG, que será lançado na próxima segunda-feira, 30, às 19h, no Centro de Extensão José Farias de Nóbrega, campus Campina Grande.

Publicado pela Editora da UFCG, o livro conta com 13 ensaios de 18 autores, distribuídos em 194 páginas. O livro é destinado principalmente a professores e alunos de escolas de Ensino Básico interessados na Educação Ambiental. Nele, o leitor encontrará algumas descrições de aspectos únicos da região semi-árida nordestina ao lado de instrumentos e métodos para ações educativas com o intuito de evitar o colapso na oferta de água, ar e alimentos de qualidade e em quantidade suficientes para as próximas gerações.

Segundo o professor João Tertuliano, evitar este colapso é um desafio atual que evoca um grande leque de disciplinas em esforços que extrapolam a dimensão de instituições governamentais e privadas. “Esta tarefa depende, também e principalmente, da participação voluntária e ativa de pessoas sozinhas e em grupos. Este afazer nos parece factível com apoio da Educação Ambiental”, comenta.

O livro é o resultado de um projeto de extensão que incluiu a exposição “Espaço da Água”, realizada em 2006 e 2007 na Escola Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), em parceria com a UFCG e financiamento do CNPq. Com o tema “conservação e uso racional da água”, o evento  teve como objetivo discutir a problemática atual que envolve todo o planeta na conservação e preservação dos recursos hídricos que servem para o consumo humano e animal.

Catarina de Oliveira Buriti

Fernando Garcia de Oliveira

Francisco de Assis Salviano de Sousa

Genival Barros Júnior