Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação da UFCG inscreve até sexta

Serão oferecidos 68 auxílios de R$ 250 mensais.

Foram iniciadas nesta terca, 24, prosseguindo até a sexta, 27, as inscrições de candidatos que queiram concorrer a um dos 68 auxílios oferecidos pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) da UFCG, através do Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação, no âmbito do Reuni. Cada auxílio, de R$ 250 mensais, terá uma vigência de 10 meses (março a dezembro de 2009).

O objetivo é garantir a manutenção do aluno em condições que lhe propiciem melhor desempenho acadêmico. O estudante selecionado terá direito a continuar com o auxílio nos períodos seguintes, desde que comprove aprovação em, no mínimo, cinco disciplinas por período, quando de curso diurno, e no mínimo quatro disciplinas, quando de curso noturno.

As inscrições estão sendo realizadas das 8h às 12h e das 16h às 20h, nas diretorias dos centros, nos campi de Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa, e no Setor de Assistência Social da PRAC, no campus Campina Grande.

Critérios

Só pode requerer inscrição no programa o estudante que não estiver incluído em outro programa acadêmico da instituição (exceto como participante voluntário) e que não seja beneficiário de outros programas de assistência estudantil.

A concessão do auxílio será baseada em critério socioeconômico específico, a partir da Renda Individual Relativa (RIR), segundo a seguinte ordem de atendimento: estudante com RIR de até um salário mínimo; estudante com RIR entre um e dois salários mínimos e estudante com RIR acima de dois salários mínimos.

A RIR é calculada subtraindo-se da renda familiar total as despesas com aluguel, educação e saúde, dividindo-se o restante pela quantidade de pessoas da família.

A seleção dos alunos também irá considerar, além dos critérios socioeconômicos, outras prioridades, como o fato do aluno ser oriundo da rede pública de ensino; da rede particular de ensino, se mantido com bolsa de estudo, ou se é matriculado em curso de licenciatura.

A seleção dos candidatos será feita por uma comissão composta por assistentes sociais e psicólogas da UFCG, mediante análise documental. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia13 de abril.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 24/03/2009