topo_cabecalho
Thompson Mariz será investido no cargo de reitor da UFCG nesta quarta

Solenidade começa às 19h30min no auditório da FIEP

 

Acontece na noite desta quarta-feira, 25, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), a solenidade de investidura, no cargo de reitor da Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), do professor Thompson Fernandes Mariz, e a posse de seu vice, José Edilson de Amorim.

 

Ambos foram escolhidos em consulta eleitoral realizada em novembro do ano passado e serão reconduzidos aos cargos para mais um mandato de quatro anos. Mariz já havia sido empossado no cargo de reitor no último dia 16 de fevereiro pelo ministro Fernando Haddad, em cerimônia realizada em Brasília.

 

A programação terá início às 19h30min e contará com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, integrantes da administração central da instituição, além de diversas autoridades, como o prefeito Veneziano Vital do Rego, que já confirmou presença.

 

Dentre as principais metas do novo mandato, o reitor destaca a consolidação do Plano de Expanção da UFCG, do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a criação da “Universidade Federal do Sertão” (composta pelos campi Patos, Sousa, Pombal e Cajazeiras).

 

Perfil

 

Thompson Fernandes Mariz

 

É graduado em Engenharia Química, com mestrado na Área de Operações e Processos Químicos, pela UFPB.  Desde 1994 tem atuado na gestão universitária, ocupando cargos diretivos, tais como coordenador de curso, chefe de departamento, diretor de centro, pró-reitor e vice-reitor da UFPB.

 

Já foi membro do Conselho Estadual de Educação, do Conselho Deliberativo do Sebrae, do Instituto Nacional do Semi-Árido e presidente da Comissão de Recursos Humanos da Andifes.

 

Atualmente é membro do Conselho Estadual de Combate à Fome e Erradicação da Pobreza e do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

 

José Edílson de Amorim

 

Graduado, mestre e doutor em Letras, desenvolve atividades docentes na graduação, como orientador e como professor de Literatura Brasileira e de Teoria Literária, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, no Mestrado em Linguagem e Ensino da UFCG, mantendo, a partir dessas atividades, uma produção regular, com livros publicados, capítulos de livros, artigos e ensaios divulgados em eventos e em jornais e revistas de circulação local, regional e nacional.

 

Ao lado da atuação acadêmica, foi chefe do Departamento de Letras, vice-diretor e diretor do Centro de Humanidades. Em sua atuação sindical, foi presidente da ASPEC (Associação dos Profissionais em Educação de Cajazeiras), diretor cultural, diretor-presidente e diretor-suplente da ADUFPB-CG.

 

Ainda, no âmbito da UFPB, exerceu as atribuições de integrante do seu Conselho Curador e do seu Conselho Universitário. Foi também presidente do Colégio Estatuinte que elaborou o Estatuto da UFCG.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 24/03/2009