Conhecer as regras é o primeiro passo para um bom TCC

Falta de atenção com o formato pode condenar o trabalho inteiro

Por ansiedade, pressa ou mesmo desconhecimento, é comum aos alunos de graduação de último ano não dar a devida atenção às regras estabelecidas pela universidade para o TCC (trabalho de conclusão de curso). Esse descuido pode ser decisivo para o desenvolvimento do trabalho, pois prazos acabam desrespeitados, formas e conteúdos negligenciados e o resultado final pode não se adequar ao que é exigido pela faculdade. Na melhor das hipóteses, isso vai causar perda de tempo, mas a reprovação também é um risco nesses casos.

"Conhecer o regulamento é fundamental. Além de a universidade ter regras, há normas para o TCC de cada curso. Geralmente temos reuniões com os alunos e o coordenador da graduação para que não fiquem dúvidas", afirma a gerente de desenvolvimento do ensino de graduação da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Silvia Costa Dutra. A gerente afirma que no regulamento constam todas as linhas que um projeto de conclusão pode seguir.

Para facilitar o entendimento das regras do TCC, há universidades que criam manuais. "O manual fica à disposição dos alunos no site da universidade. Nele, explicamos as regras do projeto, as linhas de pesquisa que a instituição permite desenvolver, no caso de monografias, e os possíveis formatos que o projeto experimental pode ter", afirma a coordenadora da graduação de Publicidade e Propaganda da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Darlete Cardoso.

Para a publicitária Jaqueline Messaggi, no entanto, o manual foi útil ao orientar com as normas para formatação e com a explicação das regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas não foi suficiente para fazer a monografia. "Minha dificuldade foi iniciar o trabalho, com o conteúdo necessário para a conclusão dele", lembra ela. A falta da técnica necessária fez com que a publicitária perdesse o prazo de entrega. "A monografia deveria estar pronta no fim do sétimo semestre, mas percebi que estava mal elaborada e que seria reprovada porque não havia no manual a forma como a monografia deveria ser construída. Então, me inscrevi novamente na matéria no oitavo período e a desenvolvi em conjunto com o projeto prático", explica Jaqueline.

Para a coordenadora de publicidade, outro ponto importante de se observar, geralmente incluso nos manuais, é o cronograma. "Nele, ficam disponíveis todas as datas", diz Darlete. Isso é importante, segundo a professora, sobretudo para alunos que se preocupam com o trabalho só na última hora. "Seguindo o cronograma à risca, problemas como atrasos na entrega dificilmente acontecem. Ele orienta o trabalho", acrescenta ela.

Darlete afirma que uma maneira de não ter problemas com o TCC é produzir um pré-projeto completo. "Detalhar cada assunto a ser desenvolvido na pesquisa e no trabalho prático é essencial para que o estudante não se perca. Esse é um guia do desenvolvimento do projeto", sugere ela ao aconselhar a produção de um cronograma próprio que respeite os prazos impostos pelo manual da universidade.

Problemas com a forma

Não é apenas a falta de conteúdo que pode reprovar um aluno. Em qualquer modalidade de TCC, a falta de conformidade com os padrões exigidos pode acarretar problemas. "Em casos de incompatibilidade com o padrão requerido, o aluno pode até ser reprovado. Um exemplo recorrente nas monografias é a bibliografia. O projeto tem como finalidade pesquisar fontes, que nem sempre são citadas", exemplifica a diretora da faculdade de direito da UnB (Universidade de Brasília), Ana Frazão. Ela comenta que erros menores, entretanto, são apontados pela banca ou pelo professor orientador, com tempo para a correção.

Algumas instituições, em reconhecimento à rigidez da norma, oferecem oficinas que ensinam cada uma das etapas do processo de construção do trabalho de pesquisa. "Mantemos uma disciplina chamada 'Redação de monografia', em que o professor alerta o aluno sobre as normas da ABNT", conta Ana. De acordo com ela, os estudantes só podem participar dessa disciplina com uma carta de recomendação assinada pelo professor orientador e com a descrição do projeto a ser desenvolvido. "Dessa forma, eles têm um orientador voltado ao conteúdo e outro à formatação".

A gerente de desenvolvimento do ensino da Unisinos afirma haver um programa semelhante na instituição. "Há livros com as normas da ABNT em nossa biblioteca. Mas as regras mudam anualmente. Então, decidimos implantar um programa na própria biblioteca que ensina as normas atuais", pontua Silvia. Ela conta ainda que há um banco de TCCs na universidade e só são admitidos projetos que seguem todas as regras.

Jogue com o regulamento

- Leia com atenção o manual que a universidade oferece. Além dos prazos, ele traz todas as linhas que um projeto de conclusão pode seguir;

- Não se baseie no manual de outros cursos ou instituições. Cada universidade segue um padrão próprio;

- Siga à risca todas as regras conceituais e estruturais. Se tiver dúvidas, questione o seu orientador;

- Fique atento aos prazos. Anote todas as datas importantes e as consulte sempre;

- Todos os projetos escritos - e não apenas monografias - devem seguir as normas da ABNT;

- Tenha sempre à mão o manual. Na dúvida, consulte-o;

- Grife os pontos principais para que sirvam de guias no desenvolvimento do projeto;

- Em caso de dúvidas, procure sempre o coordenador do curso ou o orientador.

(Portal Universia)

Data: 23/03/2009