Estágio em Portugal para pós-graduandos

Iniciativa da FFLCH aceita inscrições até 31 de março

A Cátedra Jaime Cortesão, da FFLCH/USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo), vai selecionar cinco estudantes de mestrado, doutorado ou pós-doutorado para bolsas de estágio de pesquisa em Portugal, ainda no ano de 2009. As inscrições vão até o dia 31 de março e o processo seletivo ocorrerá em duas fases.

O estágio tem como objetivo a realização de pesquisas em arquivos, bibliotecas ou centros de memória e documentação em Portugal. O tema será a história e cultura do país e o mundo português. Os bolsistas terão direito a auxílio de ? 700 por mês, destinados ao custeio da permanência.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição preenchida, que pode ser acessada no site da cátedra; projeto de pesquisa (mestrado, doutorado ou pós-doutorado); plano de trabalho em Portugal (com descrição das atividades a serem realizadas, como entrevistas, pesquisas em arquivos, bibliotecas ou centros de memória e documentação), com definição do período para a viagem e aceite do orientador; carta-convite de um pesquisador em Portugal; duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil; comprovação de inscrição em programa de pós-graduação; e histórico escolar da graduação.

O edital pode ser acessado pelo site www.fflch.usp.br/cjc. Mais informações pelo telefone 11-3091-1511.

Data: 23/03/2009