Brasileiros podem estudar na Rússia

Faculdades de Medicina e Educação Física têm vagas para estrangeiros

A Universidade Médica Estatal de Kursk e a BelGu (Universidade Estatal de Belgorod), ambas da Rússia, estão com inscrições abertas para graduação de medicina (em inglês) e de educação física (em russo), respectivamente. Cada curso destina 20 vagas voltadas preferencialmente a brasileiros. Os interessados têm até o dia 20 de março para procurar a Aliança Russa de Ensino Superior.

O embarque dos alunos do curso de Medicina está previsto para o mês de junho. Assim que chegarem a Kursk, eles iniciam a FP (Faculdade Preparatória). Para participar, os interessados não precisam ter conhecimento prévio do idioma do curso. Isso porque a FP tem como principal objetivo familiarizar os estudantes com a língua, aplicando seus termos técnicos à área escolhida. Após sua conclusão, os brasileiros ingressam automaticamente no primeiro ano do curso de medicina em inglês. A nova turma se juntará a outros 30 brasileiros que moram e estudam na Universidade Médica Estatal de Kursk.

Para realizar a FP, o aluno deve pagar US$ 3.570,00 (cerca de R$ 8.300,00), valor que inclui estudo, acomodação compartilhada, seguro médico, prática, tutoria acadêmica, acesso a livros e o transporte de Moscou a Kursk. Já a partir do primeiro ano de graduação, a anuidade passa a ser de US$ 3.700,00 (cerca de R$ 8.600,00), sem contemplar a moradia.

O curso de Educação Física tem duração de quatro anos para bacharelado e cinco anos para especialização. O investimento anual é de US$ 1.450,00 (aproximadamente R$ 3.400,00). Nesse valor está incluso, além do estudo, tutoria acadêmica e acesso aos livros da área.

Assim como em medicina, antes de iniciar a graduação o aluno passa pela FP por nove meses e, ao concluí-la, o estudante já tem lugar assegurado no primeiro ano de graduação. O início da FP está programado para novembro de 2009, sendo que os primeiros seis meses serão realizados no UNIFIEO (Centro Universitário FIEO), em Osasco - SP, e o restante na Rússia.

A universidade russa enviará um professor ao Brasil para ministrar as aulas. O embarque dos estudantes está previsto para maio de 2010.

Mais informações na Aliança Russa de Ensino Superior, que fica na Avenida Antônio de Souza Noschese, 373, Parque Continental - São Paulo - SP, pelo telefone 11-3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515 ou no site www.aliancarussa.com.br.

Data: 19/03/2009