topo_cabecalho
Capes tem base virtual com obras completas do século 18

Livros, ilustrações, revistas, cartuns, debates e idéias de importantes pensadores do século 18 podem ser acessados pela comunidade acadêmica por meio da internet. Obras de filósofos, como Emmanuel Kant, ou de cientistas políticos, como Adam Smith, estão disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

 

A Coleção Capes de Humanidades é constituída de 150 mil livros publicados no século 18. As obras são da Biblioteca Nacional Britânica, localizada em Londres, e foram digitalizadas por editora internacional para ser acessadas por meio eletrônico. São 33 milhões de páginas, com obras de literatura, artes, história, geografia, ciências sociais, religião, filosofia e medicina.

 

Para o doutor em filosofia e especialista em autores do século 18, Plínio Smith, a aquisição da base é fundamental para a área de ciências humanas porque faltam bibliotecas no Brasil. “O acesso à base muda o patamar da pesquisa em ciências humanas. Esses textos melhoram a qualidade da pesquisa”, avalia.

 

(Adriane Cunha - MEC)


Data: 19/03/2009