topo_cabecalho
Capes lança edital para pesquisa internacional em Matemática

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou pública nesta segunda-feira, dia 16, a seleção de projetos em matemática para cooperação entre França e Brasil conjuntamente com representantes da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai, o Programa MATHAMSUD/CAPES. O intuito é incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes em pesquisa-desenvolvimento em matemática, por meio da apresentação de projetos conjuntos de pesquisa.

 

O Programa MATHAMSUD/CAPES visa desenvolver a colaboração em matemática por meio de intercâmbios de pesquisadores e de doutorandos, assim como com a troca de informação entre os países da América do Sul e França. Os projetos de pesquisa devem conter um componente regional entre a França e pelo menos dois países sul-americanos associados. Está explicito o interesse em favorecer na América do Sul a sinergia com outros programas regionais e multilaterais da matemática, em particular com a União Européia além de assegurar a continuidade das redes de cooperação científica com a participação de jovens pesquisadores.

 

A cooperação pode ser na forma de projetos conjuntos de pesquisa ou na realização de ateliês ou de escolas intensivas. O programa está aberto a todas as áreas da matemática. Podem se candidatar unidades e laboratórios de pesquisa, públicos ou privados, vinculados a estabelecimentos de Ensino Superior, a organismos de pesquisa ou às empresas. A proposta deverá associar pelo menos um grupo de pesquisa francês e no mínimo dois grupos de pesquisa de países sul-americanos participantes, assim como deve indicar um responsável científico por país (Diretor Científico) e dentre todos os participantes, também indicar o Coordenador Internacional.

 

A proposta deve ser apresentada pelo pesquisador brasileiro à Capes, usando o formulário único disponível em anexo ao edital. A duração máxima é de dois anos, e o coordenador internacional deverá encaminhar relatório anual de atividades. Ao final de cada ano, o Programa decidirá se renovará o financiamento para o ano seguinte.

 

Para se inscrever no Programa MATHAMSUD/CAPES, o Coordenador Internacional deverá entregar o formulário completo em inglês, assim como os CV de cada participante, à secretaria do Programa MATH-AmSud em Santiago, Chile. Cada Diretor científico nacional deverá enviar ao seu organismo de referência o formulário devidamente preenchido e redigido na sua língua, considerando as modalidades de apresentação de cada país.

 

As inscrições vão até o dia 15 de maio. O formulário encontra-se disponível no site do Programa MATH-AmSud www.mathamsud.org.

Confira o edital completo.

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 18/03/2009