Recital de canto e piano marca abertura de semestre na UFCG

Evento promovido pelo Centro de Humanidades acontece nesta quarta, às 19h, no Centro de Extensão

Abrindo a programação especial de Recepção aos Feras do semestre letivo 2009.1, o Centro de Humanidades da UFCG promove nesta quarta-feira, 18, a partir das 19h, no auditório do Centro de Extensão do campus Campina Grande, o recital de canto e piano intitulado Música Contemporânea do Nordeste do Brasil, com a participação do tenor Vladimir Silva e da pianista Duda Di Cavalcanti, ambos professores do Curso de Música da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.

Sobre a apresentação, o tenor Vladimir Silva afirma que "a música brasileira contemporânea apresenta uma grande variedade de tendências estilísticas e estéticas", e este recital é apenas "uma pequena amostra da multiplicidade das linguagens utilizadas pelos compositores da nossa região".

"Trovas Populares, de Reginaldo Carvalho, e Dengues da mulata desinteressada, de Marlos Nobre, apresentam características nacionalistas, sobretudo no que diz respeito à forma como os compositores selecionaram e manipularam os elementos rítmicos, melódicos e harmônicos", destaca Vladimir.

Referindo-se as obras de José Alberto Kaplan, o tenor diz que "trazem à tona a sátira e a ironia" perceptível em composições como O casamento e Três sátiras, esta última uma homenagem aos compositores Schostakovich, Stravinsky e Prokoviev. "Na Ave-Maria, Kaplan faz amplo uso da intertextualidade, citando trechos de uma Ave Maria medieval, para potencializar a irreverência do seu discurso", acrescenta.

O programa ainda vai abordar temas como o universo urbano, presente na obra La Colmena, de Dierson Torres; a presença feminina em Cores da Lua, de Duda Di Cavalcanti, o dia-a-dia do sertão cearense, na obra Sertão Central, de Liduíno Pitombeira, entre outros.

Após a apresentação na UFCG, o recital Música Contemporânea do Nordeste do Brasil cumprirá uma agenda internacional ainda neste mês de março, com apresentações nos Estados Unidos, no dia 26, na University of Montevallo, no estado do Alabama, e nos dias 30 e 31, em Baton Rouge e Houma, respectivamente, no estado da Louisiana.

Programa do recital

Trovas populares (Reginaldo Carvalho, 1932)

Cores de Lua (Maria Di Cavalcanti, 1962)

Duas canções irreverentes (José Alberto Kaplan, 1935)

a. Ave Maria (Texto de Leandro G. de Barros)

b. O casamento

Três Sátiras (José Alberto Kaplan, 1935)

a. Schosta-polka-Kovich

b. Val-Stravinsky–sa da Esquina

c. Mar-Pro-cha-Koviev

Sertão Central (Liduíno Pitombeira, 1962)

III

Seresta Nº 11 (Liduíno Pitombeira, 1962)

(Texto de Vladimir Silva)

a. Incelença do amor-azul

b. Toada matutina

c. Bachiana infinita

d. Eterna modinha

La Colmena (Dierson Torres, 1953)

Dengues da mulata desinteressada (Marlos Nobre, 1939)

(Texto de Ribeiro Couto)

Perfis

Vladimir Silva

Vladimir Silva é professor de regência do Curso de Música da UFCG. De 1993 a 2008 foi professor da UFPI, onde lecionou Técnica Vocal, Regência e Teoria Musical. Já dirigiu vários grupos, dentre os quais o Coral Universitário da Paraíba, Madrigal da UFBA, Madrigal Vox Nostra, Madrigal da UFPI, Louisiana Chamber Singers, Orleans Chamber Singers, LSU Women’s Chorus, Camerata Brasílica e Orquestra Sinfônica de Campina Grande. Estudou composição com José A. Kaplan e Eli-Eri Moura; regência com Erick Vasconcelos, Gerard Kelgman (Alemanha) e Kenneth Fulton (EUA); e canto com Jasmin Martorell (França) e Lori Bade (EUA). Doutor em Artes Musicais (DMA), na área de Regência pela Louisiana State University (EUA), Vladimir Silva defendeu tese intitulada “Uma análise do Stabat Mater Op. 240 de Amaral Vieira: um paralelo entre música e retórica”, sob a orientação do professor Kenneth Fulton. Tem vários artigos publicados no Brasil e exterior. Como regente e solista, já se apresentou em diversos estados brasileiros, Argentina, França, Itália, Áustria e Estados Unidos.

Duda Di Cavalcanti

Duda Di Cavalcanti é professora de piano do Curso de Música da UFCG. De 1994 até o início de 2009 foi professora do Curso de Música da UECE, onde lecionou as disciplinas de Prática do Piano, Música de Câmara e Introdução à Composição. Doutora em Artes Musicais (DMA), na área de Piano Performance pela Louisiana State University (EUA), a pianista defendeu tese intitulada “Os Elementos folclóricos brasileiros nas Brasilianas de Osvaldo Lacerda”, sob a orientação do pianista e professor Michael Gurt. Nesta mesma universidade foi aluna de pedagogia do piano da Dra. Victoria Johnson e composição do Dr. Dinos Constantinides. Nos anos de 1992 a 1996 foi aluna do renomado pianista, regente e compositor argentino José Alberto Kaplan, e no ano de 1997 recebeu bolsa do instituto alemão Deutscher Musikrat para estudar com o pianista e compositor Ernst Uekermann, na Alemanha. Em Fortaleza, durante os anos de 1989 a 1998, integrou o grupo de música antiga Syntagma, como cravista.  Di Cavalcanti vem atuando como pianista em diversas salas de concertos no Brasil e Estados Unidos. Atualmente preside a APICE (Amigos do Piano do Ceará), sociedade sem fins lucrativos que se destina ao apoio da música de concerto, em particular a música para piano.

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 18/03/2009