Inscrições de bolsistas para o Prolicen começam dia 19 na UFCG

Programa de Licenciaturas oferece 45 bolsas no valor de R$ 250

Estudantes dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) poderão, do dia 19 ao dia 25 deste mês, efetuar inscrições para o processo seletivo de bolsas do Programa de Licenciatura (Prolicen), ano letivo 2009.

São oferecidas 45 bolsas no valor de R$ 250, para os 15 projetos apresentados pelos professores, aprovados pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), na convocatória anterior. Além dos bolsistas, o programa também aceita alunos voluntários, interessados em participar das atividades de monitoria.

Para se candidatar, o aluno deve provar um Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete) e ter cursado, no mínimo, um período letivo do curso ao qual se vincula o projeto. 2.1. Cabe a cada Unidade Acadêmica, definir o processo a ser implementado na seleção dos candidatos às bolsas dos projetos vinculados aos cursos por ela mantidos, divulgando-o por meio de edital, afixado nos murais da UA e dos Centros Acadêmicos, onde os alunos estão integrados.

O vínculo do aluno com o Prolicen será estabelecido por meio de um contrato firmado com a UFCG, através da PRE. O aluno vinculado ao Programa, em ambas as modalidades (bolsista ou voluntário), exercerá suas atividades em regime de 12 horas semanais, sem qualquer vínculo empregatício com a universidade

O contrato terá duração de no máximo, um período letivo do sistema de créditos, podendo ser renovado por mais um período letivo, mediante solicitação do coordenador do projeto, com base na avaliação de desempenho. O horário das atividades não poderá coincidir com o horário das disciplinas em que o aluno estiver cursando.

Segundo o pré-reitor de Ensino, Vicemário Simões, o Prolicen é um projeto de apoio aos cursos de licenciatura da UFCG. No Centro de Humanidades o Programa envolve a participação de bolsistas de Iniciação a Docência e professores do Centro, além de professores do ensino básico que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O objetivo é melhorar a formação inicial dos cursos, bem como a formação continuada nas escolas públicas do Estado, utilizando uma metodologia que privilegia o trabalho coletivo interdisciplinar.

As inscrições devem ser realizadas nas Unidades Acadêmicas. A divulgação dos candidatos aprovados acontecerá no dia 30 de março e o início das atividades dos monitores será em 1º de abril. O período de vigência será de 2009.1 (abril/maio e junho) a 2009.2 (setembro/outubro/novembro e dezembro).

Veja abaixo, a quantidade de bolsas oferecidas por cursos, com base nos projetos aprovados:

Unidade Acadêmica

Quantidade de bolsas

CH - Letras

O francês precoce como proposta para promover as relações interculturais desde a educação infantil

Estágios docentes na escola Severino Cabral

CH - Letras

Integração licenciatura e ensino médio na rede pública: ensino aprendizagem de escrita e leitura em língua inglesa através do uso de estratégias de tradução

CH - Letras

Integração licenciatura e ensino médio na rede pública: uma contribuição para o ensino de leitura em língua inglesa

CH - Letras

Mídias na sala de aula: articulação entre graduandos de Letras e professores de língua portuguesa