FINEP começa a operar o Prime em todo o Brasil

Em um ano, a previsão é investir R$ 249 milhões em 2.015 empresas nascentes

Destinado a apoiar empresas nascentes inovadoras, o Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) já começou a operar de fato. Para tanto, a Finep lançou o Edital de seleção dos empreendimentos nos estados, no dia 05 de março, no auditório do Rio Data Center da Pontifície Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro. Em um ano, a Agência do Ministério da Ciência e Tecnologia prevê investir R$ 249 milhões em 2015 empresas com até dois anos de vida. A meta do programa é ajudar na estruturação de planos de negócio e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Quem tiver interesse em se candidatar aos recursos do programa poderá escolher uma entre as 17 incubadoras-âncora, que vão atuar como os agentes financeiros da FINEP nos estados para a apresentação de suas propostas. Essa primeira etapa do financiamento, de R$ 120 mil,  poderá ser utilizada para apoio ao empreendedor e gestor do negócio e, ainda, para a contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes para a empresa, como recursos humanos, propriedade intelectual, formulação estratégica e inovação.

Caso o empreendedor cumpra as metas definidas no projeto, ele terá direito a mais R$ 120 mil em 2010. Neste caso, os recursos são do Juro Zero e terão que ser pagos em até cem parcelas sem juros.

De acordo com a Finep, não existe limite geográfico para o Prime, uma empresa de Santa Catarina vai poder inscrever o seu projeto no estado de Pernambuco, por exemplo, se assim o desejar. O edital é único para todo o País, mas caberá a cada incubadora a análise, seleção das propostas e repasse direto da verba estatal. A exemplo disso, os empreendedores de Alagoas e Rio Grande do Norte interessados em participar do programa podem entrar em contato com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB), que foi contemplada com recursos na ordem de mais de 14 milhões,para operar o Prime no Estado. A instituição, que atua como uma das 17 insituições âncoras gestoras para operação do Prime, tem expectativas de apoiar cerca de 120 empresas.

Como o Prime funciona

No primeiro ano de operação do Prime, cada empresa selecionada poderá contar com R$ 120 mil, em recursos não-reembolsáveis do Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Essa verba poderá ser utilizada, basicamente, para apoio ao empreendedor e gestor do negócio e, ainda, para contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes para a empresa, como recursos humanos, propriedade intelectual, formulação estratégica e inovação. No segundo ano do Programa, a empresa também poderá se beneficiar de um crédito adicional de mais R$ 120 mil, do Programa Juro Zero. Nesse caso, o financiamento será devolvido em 100 vezes sem juros.

O Prime prevê, ainda, a capacitação dos empreendedores para atuarem na consolidação das novas empresas. Antes de assinar o contrato, os empresários passarão por um curso de imersão em negócios na modalidade presencial e a distância. Nele, decidirão se, realmente, estão aptos a receber os recursos.

Até 2011, a FINEP planeja apoiar cerca de cinco mil empresas nascentes. Para isso, serão investidos R$ 600 milhões no Programa que, em 2009, também vai selecionar novos parceiros. “Queremos fechar o mapa do Brasil com a participação de incubadoras de todos os estados”, disse o presidente da FINEP, Luis Fernandes.

Qualquer empresa está apta a participar do Prime, desde que desenvolva atividades com conteúdo tecnológico e disponha de um produto viável economicamente. A meta do Programa é trabalhar para o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a ascensão das pequenas empresas inovadoras no país.

Conheça as 17 incubadoras-âncora

Cietec (SP): www.cietec.org.br