Membros do Conselho Consultivo do PAAP iniciam testes com a ferramenta de metabusca

Membros do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) começam, a partir desta quinta-feira, 12 de março, a testar a ferramenta de metabusca que está sendo desenvolvida pelo Portal de Periódicos da Capes. Nas próximas semanas, os cinco professores que compõem o Conselho poderão experimentar as funcionalidades da metabusca e sugerir alterações para aperfeiçoar o uso da ferramenta.

A metabusca é uma das inovações previstas pelo Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos. Ela permite a consulta simultânea a informações científicas em várias bases de dados no Portal. O resultado é uma busca mais simples e eficiente que vai facilitar o trabalho de professores, alunos, pesquisadores e funcionários de universidades e centros de pesquisa no Brasil.

Desde dezembro de 2008, a metabusca já vem sendo testada por bibliotecárias de 12 instituições de ensino e pesquisa, escolhidas para participar da fase experimental do Projeto. A partir dos testes feitos pelos membros do Conselho Consultivo, a Capes quer também ter um feedback do professor-pesquisador. No final dos testes, é enviado um formulário para que esses usuários possam avaliar a metabusca e sugerir mudanças nas suas funcionalidades

Sobre o Projeto de Atualização do Portal

O Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos é uma parceria da Capes com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com ele, será implantado um novo site, que vai facilitar o uso dos recursos do Portal pela comunidade acadêmica. Ele prevê, além do desenvolvimento da metabusca, a criação de uma nova interface, que poderá ser personalizada de acordo com os interesses do usuário.

O novo portal contará ainda com um novo sistema de gerenciamento que permitirá à Capes orientar melhor seus investimentos na aquisição de novos títulos e bases de dados e na renovação dos contratos com os editores internacionais.

Sobre o Conselho Consultivo do PAAP

O Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) foi criado em julho de 2001 e busca melhorar o acesso pelas instituições de ensino e pesquisa no Brasil à informação científica e tecnológica de qualidade. Seu Conselho Consultivo é composto por representes da Capes, da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, das instituições federais de ensino superior; das unidades de pesquisa com pós-graduação e das instituições públicas estudais e municipais, das instituições privadas de ensino superior e das Fundações de Amparo à Pesquisa.

O Conselho deve definir os novos conteúdos e as instituições participantes do Portal de Periódicos, atrair novas fontes de financiamento e ampliar parcerias com consórcios de outros países.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 12/03/2009