Campina sediará Encontro Regional de Estudos Geográficos do Nordeste

Evento acontecerá de 22 a 25 de julho e reunirá professores e estudantes de toda região

A Associação de Geógrafos Brasileiros do Nordeste escolheu Campina Grande para sediar o 10º Encontro Regional de Estudos Geográficos (EREG), que acontecerá entre os dias 22 e 25 de julho. O evento reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior, médio e fundamental, pesquisadores e demais profissionais de Geografia e áreas afins e será uma grande oportunidade para alunos da UFCG. A expectativa é atrair profissionais de toda a região nordestina.

O 10º EREG tem como objetivo promover o desenvolvimento do saber, oferecendo aos participantes condições para o debate e apresentação de produções científicas, idéias, experiências profissionais e políticas. A idéia, segundo os organizadores, é fortalecer os laços de intercâmbio, confiabilidade e respeito entre os atuam nessa área.

“Política e (Des) envolvimento da/na Região Nordeste: uma leitura crítica geográfica”, será o tema do encontro, que constará na programação, mesas redondas, onde serão discutidos temas como “Questão da água: conflitos e poder”, “O papel das cidades da dinâmica socioeconômica regional”, entre outros. Também haverá apresentações de grupos de trabalho e execução de atividades de campo.

As inscrições poderão ser realizadas na internet, através do site www.ereg.com.br. O credenciamento acontecerá no local do evento, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UEPB, que é parceira na realização do evento.

Homenagem

A décima edição do EREG fará uma homenagem a Margarida Maria Alves, primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Sindicato de Alagoa Grande (PB), assassinada no dia 12 de agosto de 1983, por pistoleiros, na frente de sua casa, diante do marido e dos dois filhos. Uma grande lutadora pelos direitos do trabalhador ruralista brasileiro, Margarida foi uma das fundadoras do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 12/03/2009