UFCG lança quarto volume de coleção sobre Hidrometria

Obra reúne conteúdo de curso de capacitação ministrado pela universidade

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram esta semana o quarto volume da coleção de livros que faz parte do curso de Capacitação em Hidrometria, promovido pela Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola. Ecobatimetria, teoria e prática, que tem como autores os professores Jógerson Pinto e Geraldo Baracuhy, trata da técnica de medição e representação gráfica pelo uso de eco sonoro.

Na apresentação da publicação, o professor da UnB e ex-presidente da Sudene, Marcos Formiga, diz que a obra se constitui numa iniciativa pioneira na literatura técnico-científica brasileira. “Com redação ágil, atraente, objetiva e descomplicada, facilita a compreensão da teoria e da prática”, elogia.

O curso de capacitação encontra-se em sua fase final - último conteúdo do segundo módulo-, e seu coordenador, Geraldo Baracuhy, já solicitou ao CNPq a continuidade da qualificação com a abertura de três turmas - em Campina Grande, Patos e Pombal – principalmente para os alunos concluintes.

Participam da atividade 46 técnicos de nível médio, que atuam em atividades voltadas à área de recursos hídricos na região semi-árida nordestina. As aulas são ministradas na modalidade à distância com dois encontros presenciais.

O foco da capacitação é a descrição de técnicas de gestão integrada dos recursos hídricos, destacando a importância das matas ciliares presentes nos rios, riachos e açudes, como também o uso da água para as mais diversas finalidades.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 12/03/2009