Número de inscritos nos treinamentos do Portal de Periódicos dobra em 2008

Portal é uma biblioteca virtual que oferece acesso pela internet à informação científica e tecnológica mundial

Cresce o número professores, pesquisadores e estudantes que receberam algum tipo de formação para o uso do Portal de Periódicos da CAPES. Dados divulgados pelo Portal mostram que a quantidade de inscritos nos treinamentos e palestras realizados em 2008 dobrou com relação ao ano anterior, passando de 2.444 para 5.215. O objetivo desses eventos é divulgar o Portal de Periódicos e qualificar as pessoas para a utilização das coleções disponíveis em suas pesquisas.

Em 2008, 2.154 pessoas se inscreveram em 16 treinamentos, que são cursos de cinco dias de duração e que contam com a participação da equipe do Portal de Periódicos, das instituições de ensino e pesquisa e representantes das editoras. Esse número é bastante superior aos 834 inscritos nos 10 treinamentos realizados no ano passado.

Já o número de palestras, eventos que duram apenas dois dias, também aumentou, passando de 27 para 37. Foram 3.061 inscritos este ano, contra 1.610 no ano passado. Os dados não incluem os treinamentos promovidos por iniciativa das instituições, nem os eventos realizados no âmbito do Programa de Formação de Multiplicadores (Pró-Multiplicar).

Fátima Lobo, bibliotecária do Portal de Periódicos, explica que esse aumento segue a política da CAPES de orientar seus investimentos no Portal em duas frentes: na ampliação do acervo e na qualificação dos usuários. No segundo caso, trata-se de aumentar o leque dos treinamentos oferecidos, de forma a atingir um público maior e com um perfil diversificado.

Durante os treinamentos e palestras, os participantes aprendem sobre o funcionamento do Portal de Periódicos e sobre como realizar buscas por informações científicas nas bases de dados assinadas pela CAPES. "Dependendo do local e do público, em função de uma maior presença ou não de bibliotecários ou acadêmicos, as perguntam são mais técnicas ou mais sobre o conteúdo das bases de dados, em função do perfil deste público naquele treinamento", explica Leandro Batista, responsável pela apresentação das bases da Ebsco Host durante esses eventos.

"Apesar de conhecerem o Portal, muitas pessoas não tem a dimensão da gama de conhecimento existente e tão pouco das oportunidades que ele oferece", afirma Simone Santos, help desk do Portal de Periódicos na região Sudeste e coordenadora de alguns treinamentos. "Muitas vezes, o usuário se contenta em achar um artigo e deixa de lado outros recursos do Portal", completa Fátima Lobo.

Essa é também a opinião de outra coordenadora, a help desk do Portal de Periódicos na região Sul, Rejane Klaes. Ela explica que, muitas vezes, o usuário se deslumbra com as possibilidades de uso dos recursos do Portal que passavam despercebidos por falta de conhecimento. Formulários de avaliação aplicados pela CAPES após esses eventos mostram que 49% das pessoas pesquisadas consideravam o seu conhecimento do Portal de Periódicos como Regular/Ruim, antes de participarem do treinamento.

Esses dados também mostram que os treinamentos potencializam o uso do Portal mas pesquisas desenvolvidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação no Brasil. Cerca de 90% das pessoas que responderam os questionários afirmam que o conhecimento adquirido nesses eventos teve um impacto Bom/Ótimo no seu trabalho. "Os pesquisadores mais antigos comentam o quanto era trabalhoso pesquisar e acessar artigos de seu interesse. Os mais novos dizem que, a partir do Portal, têm a seu dispor as ferramentas necessárias para desenvolver suas atividades da mesma forma que um pesquisador de primeiro mundo dispõe", afirma Simone Santos

Além do uso nas pesquisas acadêmicas, as informações adquiridas nos treinamentos são difundidas dentro das instituições, conquistando novos usuários para o Portal de Periódicos. Ielma Ferro, bibliotecária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conta que, após participar de um dos treinamentos realizados em 2008, passou a repassar o que aprendeu para os colegas da Biblioteca e para os usuários da sua instituição.

"Os treinamentos aguçam a curiosidade dos usuários do Portal da CAPES", conta Ana Carolina Nogueira que dá treinamentos pela Ebsco. "Ressalto o entusiasmo com que descobrem no Portal de Periódicos um diferencial na vida acadêmica. Este entusiasmo faz com que passem a ser divulgadores do Portal", completa Simone Santos.

Sobre o Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que oferece acesso pela internet à informação científica e tecnológica mundial. Atualmente, existem mais de 12 mil títulos em texto completo, 126 bases referenciais disponíveis e seis bases dedicadas exclusivamente a patentes disponíveis no Portal. O conteúdo abrange todas as áreas do conhecimento e é utilizado por pesquisadores de 194 instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 11/03/2009