Inscrições para bolsas de doutorado sanduíche terminam amanhã

Universidade degli Studi di Trento é uma das instituições europeias que participam do projeto ISAC do Programa Erasmus Mundus, que está oferecendo bolsas para estudantes brasileiros. Estão reabertas as inscrições do projeto ISAC do Programa Erasmus Mundus para a área de Engenharia e Tecnologia na categoria de Doutorado Sanduíche. O novo prazo encerra no dia 11 de março. O valor da bolsa é de 1.500 euros por mês.

Os formulários necessários para a inscrição e as instruções estão disponíveis no site do projeto: http://www.uc.pt/isac. Os candidatos que forem contemplados terão até setembro para iniciar seus estudos na universidade de acolhimento. A Universidade degli Studi di Trento é uma das instituições integrantes desse projeto.

O que é

O ERASMUS MUNDUS External Cooperation Window (EM ECW) é um programa de cooperação e de mobilidade entre Universidades Europeias e Universidades brasileiras promovido pela Comissão Europeia.

O ISAC é um projeto EM ECW aprovado pela Comissão Europeia, que visa a atribuição de bolsas de estudo a estudantes de graduação, de doutoramento, de pós-doutoramento e a pessoal docente que pretendam ir estudar/pesquisar no Brasil e na Europa. Os estudantes e docentes brasileiros poderão apenas fazer o seu período de mobilidade na Europa; e os estudantes e docentes europeus no Brasil.

Pode participar estudantes de graduação, de doutoramento, de pós-doutoramento e pessoal docente das áreas de Engenharia e Tecnologia, Educação e Formação de Professores e de Ciências Sociais, das seguintes universidades:

Fundação Universidade Federal de São Carlos
Universidade de Brasília
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal Pernambuco

Se o estudante for de nacionalidade brasileira, pode ir para uma das seguintes universidades europeias:

České Vysoké Učení Technické Praze, República Checa

Luleå Tekniska Universitet, Suécia
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
Università degli Studi di Trento, Itália
Universitat de Barcelona, Espanha
Universität Stuttgart, Alemanha
Université de Liège , Bélgica
Universiteit Leiden, Holanda
University of Cambridge, Reino Unido.

(Informativo Oriundi)

Data: 10/03/2009