OAB vai propor ao MEC "Lei Rouanet" para universidades

Incentivo ocorreria por meio de dedução no Imposto de Renda

Uma proposta da OAB, em parceria com representantes do ensino superior, prevê incentivar o financiamento de universidades públicas e privadas por meio de dedução do Imposto de Renda. Aos moldes de leis que estimulam a cultura e o esporte, a sugestão de projeto de lei será entregue na segunda-feira ao ministro Fernando Haddad (Educação).

No texto, o grupo pede desconto em IR para a pessoa física ou jurídica que doar dinheiro, por exemplo, para a reforma de salas de aula ou para concessão de bolsas de estudo – algo de grande interesse de instituições privadas, que passaram por uma expansão voraz de vagas desde a última década e lutam contra inadimplência e falta de alunos.

"Se você tem condição de patrocinar alunos [com bolsas], já é um grande passo para a educação brasileira", diz Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB-SP, segundo quem as principais beneficiadas "são as instituições públicas".

Há mecanismos anti-oportunismo, como a proibição de que se deduza no imposto a bolsa de estudos de um parente. Mas nada diz especificamente que dois amigos não possam fazer doações de interesse recíproco – um para a bolsa do filho do outro, por exemplo.

"A lei poderá ganhar mais mecanismos para não desvirtuar o propósito. Mas é grande seu interesse para a sociedade e prefiro não trabalhar com exceções", diz.

A principal inspiração são as leis de incentivo à cultura, pelas quais produtores captaram por cerca de US$ 900 milhões em renúncia fiscal em 2008.

Segundo a assessoria de imprensa do ministério, Haddad não cogita atualmente criar um projeto com essa finalidade.

Além da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, redigiram o projeto, entre outros, o diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco (instituição particular) e o presidente da Fundação Arcadas (formada por professores de direito da USP).

(Folha de SP, 7/3)

Data: 09/03/2009