Capes seleciona projetos para intercâmbio científico entre Brasil e França

A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou pública, na manhã desta sexta-feira, 06 de março, a realização de seleção de projetos conjuntos de pesquisa para o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da França, o programa Capes/Cofecub.

Realizado em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) desde 1978, o programa visa o incentivo ao intercâmbio científico e o estímulo à formação e ao aperfeiçoamento de pós-graduandos e docentes vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior e de pesquisa por meio de projetos conjuntos.

As equipes participantes devem ser compostas de, no mínimo, quatro doutores, sendo a coordenação exercida por docente brasileiro com título de doutor obtido há pelo menos cinco anos. Além de estarem vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7.

A duração prevista do projeto é de até quatro anos, divididos em períodos de dois anos. Uma avaliação será efetuada no decorrer do segundo ano de execução para decisão sobre a renovação do projeto para o segundo período de dois anos. A proposta apresentada deverá enfatizar a promoção do aperfeiçoamento de estudantes e jovens pesquisadores, por intermédio de estágios acadêmicos, nas modalidades de doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral, além da mobilidade de docentes. A duração prevista do projeto deverá ser de até quatro anos.

O programa Capes-Cofecub financia a realização de missões de trabalho e de estudos. Para as missões de trabalho são concedidas passagens aéreas e diárias. Para as missões de estudo há concessão de bolsas de estudo, passagens aéreas, seguro saúde e auxílio instalação a estudantes do lado brasileiro. Além disso, as equipes brasileiras receberão recursos de custeio no valor de até R$ 10 mil por ano.

As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição. O prazo para apresentação de propostas de projetos vai até o dia 30 de abril, para que em março de 2010, se dê início às atividades dos projetos e liberação dos recursos.

Confira o edital completo aqui.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 06/03/2009