topo_cabecalho
Capes lança edital de Estágio Pós-Doutoral e de Estágio Sênior no exterior

Programa apóia a inserção internacional de pesquisadores. Inscrições vão até 1º de maio

Dois editais da Capes lançados nesta terça-feira, dia 3, dão oportunidade a pesquisadores brasileiros de estudar no exterior. O Estágio Pós-Doutoral no exterior e o Estágio Sênior no exterior abrirão seleção de candidatos.

A inscrição para os estágios no segundo semestre acontecem até 1º de maio.

O Estágio Pós-Doutoral no exterior é voltado para pesquisadores doutores, com formação obtida há menos de oito anos, que atuem em atividade de docência e de pesquisa no Brasil.

O objetivo é contribuir para a inserção internacional desses pesquisadores e estabelecer um intercâmbio científico e abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento da área no país. A duração da bolsa varia de seis a 18 meses.

A bolsa para a realização de Estágio Sênior no exterior destina-se a pesquisadores doutores com formação obtida há mais de oito anos e com vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira.

O programa visa o intercâmbio científico e o estabelecimento de parcerias com congêneres internacionais, direcionado à execução de projeto de pesquisa, sempre inserido no contexto institucional de atuação do candidato. A duração da bolsa para realização do estágio sênior no exterior varia de um a 12 meses.

A natureza das atividades que compreendem os estágios apresenta a perspectiva de colaboração entre pesquisadores. Informações e orientações sobre a candidatura, assim como os textos completos dos dois editais, no site http://www.capes.gov.br/editais/abertos/2540-estagio-pos-doutoral.

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 04/03/2009