topo_cabecalho
Curso de especialização em Educação na UFCG inscreve até sexta

Prova escrita será realizada no dia 16

 

O Centro de Humanidades (CH) da UFCG, campus Campina Grande, inscreve até a próxima sexta-feira, 6, para o XXI Curso de Especialização em Práticas e Processos Educativos, realizado pela Unidade Acadêmica de Educação.

 

As inscrições foram iniciadas no dia 17 de fevereiro passado e a prova escrita será realizada no dia 16 do corrente mês. A entrevista ocorrerá de 30 de março a 3 de abril. O resultado será divulgado em 27 de março e as aulas serão iniciadas em 20 de abril.

 

O XXI Curso de Especialização em Educação tem o intuito de propiciar a análise e reflexão sobre práticas e processos educativos desenvolvidos na Educação Básica, contribuindo para a sua efetiva melhoria. Os estudos terão como fonte de dados e de reflexão crítica, temas relacionados às práticas desenvolvidas nesse nível de ensino, em diferentes espaços educacionais. O curso acontecerá de segunda à sexta, das 18h30min às 21h30min. A carga horária será de 375 horas-aula.

 

Os objetivos são: contribuir, mediante a realização de atividades de ensino e pesquisa, para o aprimoramento da formação de profissionais atuantes na Educação Básica e de egressos de cursos de Licenciatura, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, que não estejam exercendo atividade profissional nesse nível de ensino. Outro objetivo é possibilitar a descoberta e a análise de fatores concernentes às práticas e processos educativos envolvidos na Educação Básica.

 

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem se preparar de acordo com cada linha de pesquisa. Para a linha 1 - Processos de Ensino-Aprendizagem: Distintos Aspectos (metodológicos, cognitivos, sociais, históricos, políticos, culturais e afetivos) e estratégias envolvidas nos processos de ensino-aprendizagem ocorridas em diferentes instâncias educativas formais e informais.

 

Já a linha 2 - Língua e Linguagens – requer estudo dos processos de apropriação e utilização da linguagem (oral, escrita e/ou de sinais) e da leitura em espaços educativos formais e/ou não-formais. Considera-se ainda, a multiplicidade de línguas/linguagens existentes, bem como a variedade de fenômenos lingüísticos nos diferentes contextos sociais e culturais.

 

Na linha 3 - Educação para a Diversidade – os assuntos exigidos são: processos sociais de construção de grupos desviantes e estigmatizados no modelo sóciopolíticoeconômicocultural vigente, por sua vez, respaldado em padrões hegemônicos orientados pelos valores da homogeneidade, produtividade, heterossexualidade, juvenilização, normalidade, entre outros.

 

Documentação exigida

Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação;

Histórico escolar do curso de graduação;

Ficha de inscrição cuidadosamente preenchida e assinada pelo candidato (modelo fornecido pela coordenação), acompanhada de foto 3x4;

Declaração comprobatória de exercício profissional (no caso dos candidatos que desempenham atividade profissional na Educação Básica).

Cópia da carteira de identidade

Curriculum vitae resumido

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 03/03/2009