topo_cabecalho
Esperanto será tema de palestra na UFCG

Evento acontece nesta quinta, 26, no Centro de Extensão do campus Campina Grande

 

Bilinguismo: utopia ou solução? Este é o tema da palestra que será proferida nesta quinta, 26, na UFCG, campus Campina Grande, pelo presidente da Liga Brasileira de Esperanto e delegado da Universala Esperanto Asocio (UEA), Dr. José Passini.

 

O evento, que começa às 9h, no Centro de Extensão José Farias Nóbrega, terá entrada franca e é direcionado a pessoas interessadas no aprendizado de idiomas e novas culturas, alunos, professores, pacifistas e membros de organismos internacionais.

 

“O Esperanto é uma língua planejada, de fácil aprendizado, que tem por finalidade servir de comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes, sendo uma língua universal e totalmente neutra”, explica um dos organizadores do evento, professor Jógerson Pinto. Segundo ele, o idioma não está associado a nenhum povo ou a nenhuma cultura específica. “Ao contrário, pertence a toda humanidade como patrimônio cultural e de estabelecimento de paz”.

 

O Esperanto foi criado no Séc. XIX pelo polonês Lázaro Luiz Zamenhof. Em 1887, ele lançou o primeiro opúsculo sobre a língua, escrito em russo, intitulado: “Doutor Esperanto, Língua Internacional”. Em 1954, o idioma teve seus benefícios, no campo das relações intelectuais internacionais, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

O alfabeto do Esperanto é fonético, ou seja, cada letra tem único som. A gramática é composta por apenas 16 regras, invariáveis e sem exceções. O vocabulário é baseado nas principais idiomas da atualidade e há um sistema regular de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos e sufixos.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (83) 3335.1658.

 

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)


Data: 24/02/2009