UFCG inaugura Prefeitura Universitária do campus Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG entregará nesta quarta-feira,18, às 10h, a sede da Prefeitura Universitária do campus Sumé, instalada na Escola Agrotécnica do município. Na oportunidade será pactuado um convênio com a Prefeitura Municipal de Sumé para a cogestão da Escola e outro com o Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Paraíba (DER) visando o empréstimo de máquinas para a realização de obras de terraplenagem e pavimentação.

À noite, no auditório da Secretaria de Educação de Sumé, o Centro promoverá uma palestra direcionada a fornecedores de bens e serviços e contadores da região que receberão informações do setor de licitação e compra da UFCG. "A idéia, é incentivar a participação destes fornecedores nos processos licitatórios e possibilitar que o CDSA adquira seus bens e serviços na própria região onde está instalado e, dessa forma, fomentando a economia local", destacou o Diretor do CDSA, Márcio Caniello.

A Prefeitura Universitária do Campus de Sumé, que tem a frente, Francisco Paulino Filho, terá como atribuições a realização de serviços de implantação da rede de esgotamento sanitário e rede de coleta de águas pluviais, edificação de cerca em torno de toda área do campus e a urbanização com a construção de praças, calçadas, passarelas, jardins, bem como supervisionar as obras de reforma e construção.

A entrega desse ambiente marca o início das obras de reforma, ampliação e adequação da infraestrutura local, possibilitando o devido funcionamento das atividades administrativas e de ensino do Centro. O próximo passo será a entrega de uma área de mais de 1.314 m² (já em processo de licitação - tomada de preços 1/2009, disponível no sítio eletrônico www.comprasnet.gov.br), constituindo uma Central de Aulas composta de 4 salas com capacidade para 50 alunos cada e um auditório para 140 pessoas, a Direção de Centro, o prédio das Unidades Acadêmicas de Educação do Campo e de Tecnologia do Desenvolvimento e suas respectivas coordenações de cursos, o Laboratório de Informática, Sala de Leitura e Cantina.

A direção do CDSA também complementará esse espaço com uma praça de convivência voltada ao lazer da comunidade acadêmica e revitalizará o minizoológico existente nas dependências da Escola Agrotécnica para acomodar alguns animais silvestres da região.

"O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, através da Gerência Administrativo-Financeira está preparando processos licitatórios para aquisição de bens e serviços como veículo, rede de telefonia e lógica, rede de alimentação e distribuição de energia elétrica, pavimentação do campus, serviços continuados, equipamentos de informática, mobiliário entre outros itens necessários ao funcionamento das atividades de ensino e administrativas", finaliza Caniello.

(Rosenato Barreto, CDSA/UFCG)

Data: 17/02/2009