Equipe da UFCG vence Desafio Universitário Oxiteno

Nilton Silva, Iane Nascimento e Thalita Trajano conquistaram o 1º lugar da premiação concorrendo com equipes de todo o país

É da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a equipe vencedora do Desafio Universitário Oxiteno 2008, promovido pela empresa Oxiteno, do grupo Ultra, e pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ).

Formada pelos alunos de graduação Nilton Silva, Iane Nascimento e Thalita Trajano, a equipe conquistou o 1º lugar da premiação concorrendo com equipes de todo o país. Participam da competição estudantes de engenharia química e correlatos, individualmente ou em grupos de até três pessoas de uma mesma instituição de ensino. O prêmio é de R$ 5 mil.

“Estamos muito felizes, assim como todos os alunos do curso de Engenharia Química, pois esse é um marco para nossa instituição”, declararam os vencedores. A UFCG é a primeira instituição da região Nordeste a aparecer na lista dos vencedores, desde a criação do prêmio, em 1992.

“Muito mais do que pelo valor financeiro do prêmio, ele vale pelo reconhecimento da direção correta que possui o curso e da qualidade do ensino de Engenharia Química na UFCG”, comemora o professor José Jailson Nicácio, da Administração Colegiada.

O “desafio” proposto no concurso consistia no aprimoramento de uma linha de xampus, sabonetes líquidos, banhos de espuma e cremes dentais voltada ao público masculino, de uma empresa fictícia, a partir da aplicação de um composto químico.

O curso de Engenharia Química da UFCG teve seu conceito elevado na última avaliação do Enade, bem como na do Guia do Estudante (quatro estrelas). Dentre as últimas conquistas de seus alunos, destaque para o primeiro lugar no Prêmio Petrobras de Tecnologia de Gás, em 2008, além da equipe finalista na Maratona Chemtech de Engenharia 2008.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 18/02/2009