UFCG fará concurso para contratar 23 professores

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, publicou portaria ontem autorizando a realização de concurso público para preencher mais de duas mil vagas de professor nas universidades federais em todo o País. Para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi autorizado o concurso para provimento de 23 vagas.

As 23 vagas a serem preenchidas na UFCG fazem parte das 1.700 reivindicadas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para recomposição dos quadros docentes das universidades. Entretanto, os detalhes do concurso e de que forma as vagas serão distribuídas ainda não foram definidos.

As instituições federais, entre as quais se inclui a Universidade Federal de Campina Grande, vêm enfrentando problemas com a carência de professores, em decorrência da aposentadoria de centenas de profissionais, nos últimos anos.

O professor Francisco Estrela Dantas Neto, chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande, explicou que será convocada uma reunião de todos os diretores de Centros e chefes de Departamentos da UFCG para um estudo das necessidades de professores em todos os cursos da instituição.

Com base no levantamento de todas as necessidades é que a Universidade fará a distribuição das 23 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação, de acordo com a demanda de pessoal docente. O passo seguinte, de acordo com ele, será a publicação do edital de concurso público, que poderá ser realizado ainda no transcurso deste semestre.

Data: 03/02/2006