Manuais de alfabetização serão distribuídos a escolas que aderirem a programa

As escolas públicas que possuem turmas de alfabetização na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA) passarão a receber este ano livros didáticos para serem distribuídos a seus alunos. Em volume único, contendo as disciplinas língua portuguesa e matemática, esses livros são voltados exclusivamente para a alfabetização de jovens e adultos. É o que determina a Resolução 1/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada nesta segunda-feira, 16, no Diário Oficial da União.

As escolas e entidades beneficiadas também receberão manuais do educador, para a orientação de coordenadores de turmas, alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Os estudantes de alfabetização de EJA só passaram a dispor desse material em 2008, quando o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), distribuiu livros para as entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado.

Para se beneficiar com a entrega dos livros, as escolas e entidades parceiras do Brasil Alfabetizado devem preencher, anualmente, o Termo de Adesão ao PNLA, que estará disponível na internet, na página da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação.

“As entidades parceiras que fizeram a escolha no ano passado receberão o mesmo livro este ano. As novas entidades parceiras e redes de ensino receberão a obra mais distribuída no ano de 2008 em sua unidade federativa ou região”, afirma a coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, Sonia Schvartz. Segundo a coordenadora, para 2010 e 2011 será feita uma nova escolha de títulos pelas escolas, a partir de uma seleção de obras realizada pelo Ministério da Educação.

(Assessoria de Comunicação Social do FNDE)

Data: 16/02/2009