Reitor Thompson Mariz toma posse em Brasília

Solenidade foi presidida pelo ministro Fernando Haddad

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 16, em Brasília, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Fernandes Mariz, foi reconduzido ao cargo para um mandato de mais quatro anos. A cerimônia de posse, que contou a presença de várias autoridades, aconteceu na Sala dos Atos, no edifício-sede do Ministério da Educação e foi presidida pelo ministro Fernando Haddad.

Mariz foi reeleito no final do ano passado e o decreto assinado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, conferindo sua recondução, foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 6.

Dentre as principais metas do novo mandato, o reitor destaca a consolidação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Em 2005, apenas 5% dos jovens da região, entre 18 e 24 anos, estavam no ensino superior”, disse.

De acordo com Mariz, o número de estudantes passará de oito mil para 21 mil até o final do Reuni, em 2012. “Hoje temos 13 mil”, disse. Foram abertos 20 novos cursos, dez cursos de mestrado e 16 de doutorado. “A pós-graduação foi ao alto sertão da Paraíba, no campus de Patos, com três mestrados e um doutorado”, comemorou.

A criação da “Universidade Federal do Sertão” (composta pelos campi Patos, Sousa, Pombal e Cajazeiras), dos campi de Itabaiana e Itaporanga, além do Colégio Agrícola de São João do Rio do Peixe, também estão entre os focos do novo reitorado.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 16/02/2009