Prêmio Energias na Arte prorroga inscrições

Universitários concorrem a bolsas na França e nos Estados Unidos

Foram prorrogadas as inscrições para o Prêmio Energias na Arte, criado pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com o Instituto EDP. A iniciativa é destinada a universitários, autores de produções contemporâneas na área das artes plástica. As candidaturas são gratuitas e podem ser realizadas até dia 15 de março.

Para participar, é preciso ter, no máximo, 27 anos e morar no Brasil há pelo menos dois anos. As obras propostas para seleção não poderão ter sido apresentadas em exposições - coletivas ou individuais - realizadas em galerias comerciais ou instituições.

Os candidatos deverão apresentar, junto com o requerimento de inscrição, dados curriculares (nome completo, nome artístico, endereço, telefone, fax, correio eletrônico, formação artística, principais exposições realizadas e prêmios) portfólio com cinco a dez fotos (medindo no mínimo 12 x 18 cm cada uma).

Se a obra proposta ainda não tiver sido realizada, o candidato deverá apresentar os projetos relativos a ela, com técnicas, dimensões e materiais a serem utilizados. Para trabalhos que utilizem tecnologia eletrônica ou performances, é preciso discriminar o equipamento necessário para a leitura do trabalho durante a seleção.

Em caso de instalações, é necessário incluir concepção, plano de montagem, materiais e equipamentos a serem utilizados, além de informações que julgar importantes para o processo de análise e possível montagem. Os documentos devem ser entregues pessoalmente ou por correio, no seguinte endereço:

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201
Pinheiros, São Paulo, CEP 05426-100

Os três melhores trabalhos serão premiados. O primeiro colocado receberá uma bolsa de estudos de um mês na Gasworks Gallery, em Londres, e ainda acompanhamento especializado da sua produção artística durante um ano. Ao segundo colocado, será oferecida uma bolsa de estudos com duração de 15 dias no programa de arte Dynamic Encounters com o artista Charles Watson, nos Estados Unidos. Já o terceiro vencedor poderá realiza gratuitamente dois cursos no Instituto Tomie Ohtake.

O anúncio dos artistas vencedores está previsto para maio deste ano, quando também ocorrerá a abertura de uma exposição no Instituto Tomie Ohtake com os 30 trabalhos finalistas.

Mais informações e o regulamento completo estão disponíveis no site www.institutotomieohtake.org.br.

(Portal Universia)

Data: 13/02/2009