UFCG vai realizar concurso para o campus Sumé

Das 78 vagas, 52 são para professores e 26 para servidores técnico-administrativos

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acaba de anunciar a abertura de 380 novas vagas para professores e servidores técnico-administrativos da instituição, para contratação através de concurso público até 2012. Destas, 78 vagas serão destinadas à implantação do campus Sumé, no Cariri paraibano. São 52 para professores, de diversas áreas, e 26 para servidores, sendo 11 assistentes administrativos, 2 técnicos em contabilidade, 7 técnicos em laboratório, 1 administrador, 1 contador, 1 secretário executivo, 1 técnico em assuntos educacionais, 1 bibliotecário e 1 analista de sistemas.

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido (CDSA), como será chamado, terá unidades acadêmicas também nas cidades de Itaporanga e Itabaiana. Com ele, a UFCG criará cerca de 3.650 novas vagas no ensino superior em até cinco anos, oferecendo educação pública prioritariamente à população residente no semi-árido brasileiro – que apresenta os menores IDH e IDEB do país.

“É uma configuração inovadora, de amplo comprometimento social, que amplia as oportunidades de desenvolvimento e inclusão social para os jovens paraibanos”, destaca o reitor Thompson Mariz, ao registrar que o campus Sumé é a germinação da semente plantada pela UFCG na região, em 2003, com a criação do projeto Universidade Camponesa (UniCampo).

No Pólo Sumé, o CDSA oferecerá os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais – ênfase em Sociologia Rural, e os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Gestão do Desenvolvimento Rural. Também oferecerá os cursos de Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos e Engenharia de Produção Agroindustrial.

No Pólo Itaporanga serão oferecidos os cursos de Engenharia Civil- Habilitação em Recursos Hídricos, Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Tecnologia em Agrimensura e Tecnologia em Aqüicultura.

Já o Pólo Itabaiana terá os cursos de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas para Internet.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 06/02/2009